O Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo, presente em cerca de 1,17 milhão de propriedades rurais. Com uma cadeia produtiva estratégica para o abastecimento alimentar e a economia do país, a agricultura familiar responde por 81% das propriedades e 57% da produção nacional. No entanto, muitos pequenos produtores ainda enfrentam baixa produtividade e renda, e para isso chegou o Pronaf Mais Leite!
Melhoramento genético para o pequeno produtor de leite
O melhoramento genético via transferência de embriões permite um salto qualitativo no rebanho. Enquanto a média de produção de uma vaca comum na agricultura familiar pode variar entre 5 a 7 litros de leite por dia, animais de genética melhorada têm potencial para atingir marcas de 20 a 30 litros diários. Este avanço representa não apenas o aumento do volume produzido e da renda do produtor, mas a otimização dos recursos da propriedade, permitindo que o agricultor produza mais com o mesmo número de animais e a mesma área de pastagem. O Pronaf Mais Leite - Programa Nacional de Transferência de Embriões da Agricultura Familiar - veio para viabilizar que essa tecnologia de ponta chegue ao pequeno produtor de leite! Confira aqui a apresentação completa do Programa!
Oportunidades de financiamento e o protagonismo das cooperativas de leite
A execução do programa baseia-se na disponibilização de linhas de crédito rural subsidiadas, disponíveis nas instituições financeiras. Esse modelo permite que agricultores familiares e suas organizações invistam na renovação do rebanho com custos compatíveis, e juros e prazos acessíveis.
As cooperativas de leite têm papel central no programa para divulgar e viabilizar o acesso para seu cooperados. Para isso, foram disponibilizadas linhas de crédito para cooperativas da agricultura familiar (com CAF Jurídica) à taxas de juros de 3% ao ano, e para as demais cooperativas de leite do país, através do Programa Renovagro, com juros de 8,5% ao ano.
Conheça as linhas de financiamento e saiba como acessar!