Notícias
Primeiro Encontro Anual do INCT Polinização destaca avanços e desafios na conservação de polinizadores
Participantes do Primeiro Encontro Anual do INPol, 2024.
Nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, 138 pesquisadores de diversas instituições participaram do 1º Encontro Anual do INCT Polinização (INPol), um evento virtual que promoveu a interação entre especialistas e debateu avanços, desafios e estratégias para a conservação e uso sustentável de polinizadores. As discussões foram organizadas em torno dos cinco principais eixos do instituto: Ciência de Dados, Polinização Aplicada, Polinização em Ecossistemas, Interação com a Sociedade e Estratégias e Ações.
Durante o primeiro dia do evento, os participantes apresentaram as atividades em andamento e compartilharam os avanços em suas respectivas áreas. O destaque foi a oficina de questões integradoras, que teve um papel central na interconexão dos diferentes eixos. Quatro salas temáticas foram organizadas no Zoom, abordando temas estratégicos para o avanço das pesquisas.
O evento reforça o compromisso do INPol com a construção de soluções inovadoras para os desafios relacionados à polinização.
Sala 1 – Protocolos Experimentais para Pesquisa: Discussões sobre padronização de protocolos para campo e laboratório e definição de variáveis prioritárias.
Sala 2 – Integração de Bases de Dados: Análise da base REBIPP e identificação de informações essenciais para integração com outras plataformas.
Sala 3 – Políticas Públicas e Engajamento da Sociedade: Diagnóstico dos desafios para promover práticas agrícolas amigáveis aos polinizadores e incentivo ao monitoramento participativo.
Sala 4 – Avanços Teóricos e Sínteses: Identificação de áreas com potencial para inovação e desafios na conservação das interações planta-polinizador.
Os facilitadores das salas reuniram as principais contribuições dos participantes para alimentar os debates do segundo dia, que também contou com apresentações de pesquisadores líderes de laboratórios associados ao INPol, ampliando as discussões. Maria Cristina Gaglianone (UENF) trouxe o tema "Ecologia de abelhas e sua aplicação na conservação e produção sustentável"; Rodrigo B. Gonçalves (UFPR) apresentou as linhas de pesquisa e parcerias do Laboratório de Abelhas; Alexandre Cláudio Botazzo Delbem (USP) demonstrou o uso de inteligência artificial para otimização de modelos baseados em múltiplas fontes de dados; Fabiana Oliveira da Silva (UFS) compartilhou experiências com o projeto "Guardiões" no ensino superior; Leonardo Lima Bergamini (IBGE) destacou a integração entre IBGE e INPol; e Carmen Silvia Soares Pires (EMBRAPA) abordou iniciativas relacionadas a abelhas em ambientes agrícolas.
Com foco na participação ativa e na troca de conhecimento, o 1º Encontro Anual do INPol representou um marco para o fortalecimento da rede de colaboração entre pesquisadores e instituições. Os resultados das discussões e a integração dos diferentes eixos contribuirão para novas abordagens na conservação e manejo sustentável dos polinizadores.