Depoimentos
“A Fundacentro é fundamental para qualquer país. Em todos os programas que eu desenvolvi, no meu trabalho da OMS, com um grande número de países, a recomendação sempre é a de que deve haver um instituto central como a Fundacentro. Quer dizer, um instituto central de pesquisa, de apoio, de desenvolvimento e disseminação de conhecimento. As empresas precisam de um guia e de metodologias.”
Berenice Goelzer
Engenheira civil, higienista ocupacional, trabalhou na Fundacentro entre 1970 e 1972, como primeira chefe da subdivisão de higiene do ambiente. Atuou por 25 anos na Organização Mundial da Saúde - OMS, onde chefiou a área de saúde ocupacional.
“... para mim o marcante são os 38 anos de Higiene Ocupacional que fiz até hoje, mas como entidade que eu deixo... a posição que defendo é que ela (Fundacentro) busque ações que realmente atinjam grandes massas, atinjam o Brasil como um todo, porque nós temos características para isso, nós temos poder para isso, temos condições de fazer isso e às vezes não se faz, então... esse é o recado que deixo”.
Eduardo Giampaoli
Físico, mestre em engenharia mecânica e higienista ocupacional, tecnologista da Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro, de 04 de julho de 1972 a 29 de fevereiro de 2012.
"Entendo que foi uma grande conquista do governo brasileiro em instalar e funcionar a Fundacentro com suas regionais e benefícios na prevenção de acidentes e doenças profissionais em todo país."
Joaquim Costa Pinto Dantas
Médico do Trabalho, primeiro chefe da representação da Fundacentro no estado de Pernambuco, no período de 1971 a 1977. Posteriormente, foi subsecretário de medicina do trabalho do Ministério do Trabalho.
“O início da minha vida profissional dentro da Fundacentro, certamente, me fez optar ao longo de minha vida pela carreira acadêmica, assim como pela minha dedicação, de corpo e alma, na divulgação e disseminação dos conhecimentos teóricos e práticos que vivenciei em medicina, higiene e toxicologia do trabalho... Acredito que historicamente a Fundacentro "estava no lugar certo, no momento certo."
Satoshi Kitamura
Médico do Trabalho, atuou na Divisão de Medicina do Trabalho da Fundacentro no início da década de 1970.