Notícias
RBSO
Chamada pública para dossiê temático Gênero e Trabalho recebe artigos até 30 de novembro
Imagem: pch.vector em Freepik
A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) prorrogou até 30 de novembro de 2025 o prazo para envio de artigos para o dossiê temático “Gênero e Trabalho”. A submissão é feita pela plataforma ScholarOne Manuscripts, sendo indispensável informar no campo cover letter que o artigo é direcionado ao dossiê.
É possível submeter materiais em português, inglês ou espanhol, de preferência artigos de pesquisa, revisões e relatos de experiência. Os autores devem observar as orientações completas para submissão, acessíveis no menu da RBSO no portal da Fundacentro e disponíveis em português, inglês e espanhol. As instruções apresentam também uma relação de temas de interesse, mas não limitados a eles. Todos os artigos são publicados em acesso aberto e não há cobrança de taxas para submissão, processamento, publicação ou tradução de artigos.
Artigos submetidos serão avaliados quanto a escopo e adequação aos padrões editoriais da revista, como originalidade, aspectos éticos e qualidade científica. Se de acordo com os critérios, serão encaminhados para processo de revisão por pares, em conformidade com as normas da revista.
Relações entre gênero, trabalho e saúde
A desigualdade de gênero é ainda uma realidade muito presente em diversas esferas da sociedade, inclusive a laboral. Influencia o acesso ao mercado de trabalho e a inserção nele, as condições e as relações de trabalho, renda, riscos ocupacionais e outros mecanismos que impactam negativamente na vida dos trabalhadores.
Mesmo com o avanço do debate em alguns campos, as políticas públicas relativas à equidade de gênero no trabalho ainda são embrionárias, inclusive no Brasil. Superar esse obstáculo, que se coloca como um dos desafios centrais ao trabalho decente, demanda estudos e pesquisas sobre o tema. Ao compreender esse contexto, a RBSO convida e estimula a comunidade científica, da academia e de serviços a discutir e divulgar estudos, ações e experiências sobre as relações entre gênero, trabalho e saúde. Destaca a importância de abordagens de natureza interdisciplinar e do diálogo entre diferentes campos que têm interface com saúde, como epidemiologia, sociologia, psicologia, engenharia de produção, direito, entre outros.
“O foco está nos efeitos dos papéis sociais e das desigualdades estruturais de gênero sobre a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores, visando destacar a importância da reflexão sobre como essas questões influenciam o ambiente laboral e as condições de trabalho. A iniciativa busca contribuir para a promoção de ambientes de trabalho mais igualitários e saudáveis”, observam os editores.
Saiba mais
Acesse a chamada pública do dossiê "Gênero e Trabalho"
Acompanhe as publicações da revista nos sites da Fundacentro, do SciELO e no X.
Baixe também o aplicativo da RBSO para Android e iOS.
Texto:
Karina Penariol Sanches