Notícias
BOLSA
Projeto Ninho capacita bolsistas de estímulo à inovação de Recife/PE
Bolsistas entre 18 e 24 anos com formação em ensino técnico participam do Projeto Ninho, celebrado entre a Fundacentro e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e desenvolvem soluções em segurança e saúde no trabalho (SST) para micro e pequenas empresas e/ou indústria.
Ao implementar inovações para as micro e pequenas empresas (MPE), as iniciativas podem levar ao cumprimento das normas de saúde e segurança no trabalho e a um ambiente seguro para trabalhadores e trabalhadoras. Para tanto, os bolsistas tiveram aulas com especialistas da Fundacentro.
Criar um projeto para contribuir e ajudar os (as) jovens em situação de vulnerabilidade da cidade do Recife, em Pernambuco, foi uma experiência importante para a servidora da instituição Cristiane Paim da Cunha e para os servidores Emerson Fonseca, Luís Renato Balbão Andrade, Marcelo Alexandre Vasconcelos, Adir de Souza e Luís Antônio de Melo.
O Projeto Ninho busca desenvolver o comprometimento dos jovens, para se dedicar aos estudos e se preparar para o mundo do trabalho. Os temas ministrados com a colaboração dos servidores da Fundacentro foram sobre normas para gestão e garantia da segurança no trabalho, higiene ocupacional, ergonomia, saúde mental, sistemas de gestão em SST, SST para MPE e instrumentos de inovação e fundamentos em SST.
Os bolsistas recebem a formação e mentoria em empreendedorismo, linguagem computacional e saúde e segurança no trabalho, com dedicação de 30 horas semanais, sendo presencialmente (20h) e a distância (10h). Os jovens puderam aprender temas específicos, apresentação de casos, relatos de experiências e visitas técnicas ligados às micro e pequenas empresas.
O servidor da instituição e coordenador do projeto, José Leonardo Padilha, informa que a ação está sendo executada desde janeiro de 2023. Embora o término esteja se aproximando, a participação dos servidores (as) na formação técnica dos (as) jovens, sendo imprescindível para promover o que a Fundacentro preconiza e disseminar conhecimentos na área de prevenção de acidentes. “Também exalta a importância dos estagiários de pós-graduação da Fundacentro que acompanham presencial e diariamente as atividades do Projeto”, diz José Leonardo.
Completa que “neste mês de outubro iniciou a última fase do Projeto: o Desafio, que mais uma vez contará com a presença de servidores da Fundacentro desempenhando o papel de mentores ao transferir tecnologia, ou seja, difundir o conhecimento adquirido sobre SST para os bolsistas e auxiliá-los no desenvolvimento da solução”.
Saiba mais
Fundacentro e Sebrae abrem inscrições para bolsistas de nível técnico