Notícias
Asbesto e sílica são abordados em seminário de pesquisa
No segundo Seminário de Pesquisa, que faz parte do Programa de Pós-Graduação da Fundacentro, o médico pneumonologista Eduardo Algranti escolheu alguns projetos desenvolvidos pelo Serviço de Medicina da Fundacentro para apresentar aos alunos e convidados.
Para apresentação foram abordados dois agentes químicos que seriam temas em três trabalhos de pesquisa: sílica e asbesto.
Um dos trabalhos mostrados foi da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, que tem a Fundacentro como colaboradora, e analisa o pó de sílica nos lapidários. O estado de Minas Gerais é o estado, segundo o Ministério da Saúde, com o maior número de casos de silicose.
A situação precária nos lapidários e a falta dos devidos equipamentos de proteção levam os trabalhadores a doenças que a poeira mineral pode trazer, como por exemplo, infecção pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose, bronquite crônica e até mesmo as doenças autoimunes.
Uma das propostas da investigação é fazer uma análise das relações dose-resposta necessárias para causar a silicose nesses trabalhadores.
Algranti apresentou ainda mais dois projetos sobre o asbesto ou amianto. Em 1995 a Fundacentro iniciou a avaliação de mais de 980 trabalhadores que atuavam em uma fábrica na região de Osasco. Eles procuraram a ajuda da instituição devido à exposição ao mineral.
A avaliação consistiu em determinar se os trabalhadores desenvolveram doenças relacionadas ao amianto e se perderam a função pulmonar ao longo do tempo. Algranti lembra ainda que a exposição acelera o efeito de perda da função pulmonar. O trabalho foi publicado em 2013.
Outro trabalho apresentado foi o “Projeto Multidisciplinar Sobre a Exposição ao Asbesto e seus Efeitos Sobre a Saúde no Brasil”, que avalia o impacto da exposição para a saúde dos trabalhadores. O objetivo é ter uma base nacional sobre a exposição para descrever padrões e ver a taxa de morbidade e mortalidade de expostos ao asbesto. O estudo está sendo iniciado e pretende quantificar os efeitos de saúde causados pela exposição em nível nacional.
Próximo evento
Os Seminários de Pesquisa ocorrem sempre às segundas-feiras, das 10h30 às 12h30, na Fundacentro, em São Paulo. Na próxima segunda, 28, o mestre em Engenharia Mineral, Antonio Vladimir, falará sobre “Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a Normalização Atual”.
As inscrições estão disponibilizadas no Portal da Fundacentro, em Próximos Eventos.
*Texto redigido pela estagiária, Rebeca Melo, sob supervisão de Cristiane Reimberg, MTb: 43999