Notícias
Fundacentro organiza exposição sobre Ramazzini na FISP
Resumo da Notícia Fundacentro organiza exposição sobre Ramazzini na FISP
Publicado em
25/10/2001 00h00
Atualizado em
17/08/2022 18h09
Por Fundacentro
Uma exposição montada na 12ª FISP - Feira Internacional de Segurança e Proteção - chamou a atenção de todos os visitantes: a retrospectiva em ilustrações, textos e material de documentação do pai da medicina do trabalho, Bernardino Ramazzini (1633-1714). A mostra, organizada por Maria Luiza Azevedo, do Espaço Memória Fundacentro, inclui também um vídeo sobre o médico italiano, com entrevistas e depoimentos de especialistas.
Revolucionário e polêmico, Ramazzini identificou doenças típicas e diagnósticos por perfil de atividade, inaugurando a prevenção de doenças do trabalho e estabelecendo um marco na área de saúde em pleno século 18. Ramazzini combinou literatura e ciência, pois além de médico da corte era músico e poeta. Sua obra, referência e inspiração no campo da Segurança e Saúde do Trabalhador, traduzida por Raimundo Estrêla, no livro Das Doenças dos Trabalhadores, passou por uma criteriosa seleção de imagens e foi transformada em um imenso painel fotográfico.
Livro de Ramazzini-Estrêla é curioso e sensível por abordar as condições e a rotina de trabalho de mineiros, químicos, farmacêuticos, militares, iatraliptas (massagistas) entre outras; e de atividades, como a dos cloaqueiros, que ainda existem nas grandes cidades,
"... apiedado de seu labor impróprio, interroguei-o por que trabalhava tão afanosamente a não agia com menos pressa, para que não se cansasse demasiadamente, com o excessivo esforço. Então, o miserável, levantando a vista e olhando-me desse antro, respondeu: Ninguém que não tenha experimentado poderá imaginar quanto custaria permanecer nesse lugar durante mais de quatro horas porque ficaria cego...".
A exposição deve voltar ao espaço da Fundacentro, em caráter permanente, mas tem programação prevista para mostra itinerante.