Notícias
Acidentes em lugares fechados preocupam especialistas
Resumo da Notícia Acidentes em lugares fechados preocupam especialistas
Publicado em
25/10/2001 00h00
Atualizado em
17/08/2022 18h09
Por Fundacentro
Espaços confinados são locais como porões, dutos de ventilação, caixas subterrâneas, tanques, redes de gás, eletricidade, água e esgoto, galerias por onde passam cabos telefônicos e TV a cabo, conteineres, poços, minas, valas, entre outros. Acidentes nesses ambientes de trabalho têm sido cada vez mais comuns em vista da demanda no setor de serviços, que tende a aumentar nas grandes e pequenas cidades. Para discutir o assunto, a Fundacentro, o Senac e a Agência Brasil de Segurança promovem o 3º Seminário de Segurança e Higiene do Trabalho em Espaços Confinados, de 15 a 17 de agosto de 2001, no Centro de Exposição Imigrantes.
A preocupação dos técnicos tem sido a incidência de mortes, fruto da desinformação sobre a natureza do ambiente em que se trabalha. Segundo o engenheiro da Fundacentro, Francisco Kulcsar, que afirma que "muitas vezes, não se conhecem e nem se reconhecem as características dos riscos presentes, e um risco desconhecido não será avaliado nem controlado. Qualquer reconhecimento só será possível após uma doença, um acidente ou a morte. Quando um trabalhador cai por falta de oxigênio, por exemplo, outros tentarão resgatá-lo sem os equipamentos necessários, acarretando outras mortes, em um verdadeiro efeito dominó".
Para orientar a sociedade a respeito, o seminário abordará diversos temas ligados a aspectos técnicos, responsabilidade civil e penal, reconhecimento e avaliação dos espaços confinados, tecnologia de controle e resgate; além de promover o debate entre a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e setores do Governo, trabalhadores e empresários. A Fundacentro e a Agência Brasil de Segurança já estão trabalhando na normatização da atividade.