Notícias
Investimentos em saneamento básico e saúde avançam com recorde de propostas recebidas pela Funasa
A realidade de mais saúde, dignidade e qualidade de vida está mais próxima de comunidades em todas as regiões do país. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recebeu um recorde de 4.338 propostas de municípios interessados em executar projetos de saneamento básico e saúde, que somam aproximadamente 7,65 bilhões de reais. O número expressivo revela a urgência por melhorias em serviços essenciais e reforça o potencial transformador das iniciativas, especialmente para famílias que ainda convivem com a falta de água tratada e de esgotamento sanitário adequado.
Os dados refletem a confiança dos gestores municipais na Funasa como parceira estratégica do Governo Federal. Mais do que números, a procura demonstra a centralidade da Instituição para as políticas públicas de saneamento básico, fundamentais para promover a saúde, reduzir desigualdades sociais e garantir dignidade às famílias brasileiras.
"Esse resultado demonstra a grande demanda existente por investimentos em saneamento básico no país e reforça a seriedade com que a Funasa conduz essa agenda", destacou o presidente da instituição, Alexandre Motta.
Para garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa, a Funasa estruturou uma equipe técnica que analisará as propostas com base nos critérios e procedimentos estabelecidos nas Portarias de chamamento publicadas em agosto deste ano . A prioridade será atender os municípios em maior situação de vulnerabilidade sanitária e que apresentam os maiores déficits em saneamento básico.
"Não é possível atender a todas as propostas de imediato, mas vamos priorizar os municípios mais vulneráveis, seguindo critérios claros e transparentes", reforçou Motta.
A estratégia prevê atendimento escalonado: os cenários mais críticos serão contemplados primeiro e, à medida que novos recursos forem disponibilizados, o alcance poderá ser ampliado. Assim, a Funasa reafirma seu papel de referência em saneamento básico e saúde ambiental, apoiando principalmente os municípios de pequeno porte populacional em todas as regiões do Brasil.