Notícias
Funasa apresenta ao Incra experiência bem-sucedida no Quilombo Cambará
Técnicos da Funasa e do Incra se reuniram com líderes do Quilombo Cambará
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a experiência de saneamento básico no Quilombo Cambará, em Cachoeira do Sul (RS). A visita técnica, nos dias 23 e 24 de outubro, teve o objetivo de conhecer um modelo de gestão comunitária consolidado, que vem garantindo acesso à água e saneamento com participação direta dos moradores. A experiência será referência para projetos que o Incra implantará em três assentamentos rurais, na Bahia e em Roraima, por meio de uma parceria com a Fundação.
O sistema de abastecimento de água do Cambará foi implantado pela Funasa em 2006 e, desde então, vem sendo ampliado e mantido pela própria comunidade quilombola, organizada como associação. Hoje, o sistema segue em pleno funcionamento e atende 140 famílias, passando pelos municípios de Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, em uma extensão de 90 quilômetros.
Para o coordenador-geral de Saneamento do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) da Funasa, Cícero Oliveira de Paula, que articulou a visita com o líder comunitário Marcio Silva, o êxito do sistema mostra como a gestão comunitária pode ser sustentável quando há capacitação e corresponsabilidade entre os moradores. "É um processo de transformação social profunda, à medida que a oferta de água impacta muito a saúde das populações", comentou.
A assessora técnica especializada Luciana Fonseca, do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) da Funasa, observou que, apesar das dificuldades e limitações, o grupo do quilombo mantém o sistema ativo, organiza a gestão e busca soluções conjuntas para os desafios locais. "Como toda comunidade, eles têm dificuldades, mas são muito organizados. Eles têm conseguido levar água para as pessoas e conseguiram implementar a tarifa social", observou Luciana.
A consultora da área de engenharia do Densp, Cibele Medeiros Brito Leite, reforçou que o investimento em infraestrutura para solução de saneamento se torna duradouro e sustentável quando vem acompanhado de processos educativos e de uma gestão compartilhada. "É preciso ainda apoiar a comunidade com ações de educação em saúde e saneamento e com orientações sobre práticas sanitárias e hábitos de higiene saudáveis. Isso é muito importante para minimizar riscos de doenças e de agravos à saúde", enfatizou.
O superintendente da Funasa no Rio Grande do Sul, Antonio Carlos Boszko participou da visita, junto com representantes dos municípios de Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, que discutiram com a Funasa e o Incra formas de ampliar ações de educação em saúde e gestão comunitária. A Fundação se colocou à disposição para continuar apoiando a comunidade e as prefeituras na manutenção e fortalecimento do sistema local.
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448
