Notícias
Casa do Saneamento encerra programação com início da construção da Carta de Belém
Debate sobre saneamento
Belém (PA) - Após três dias de debates intensos sobre saneamento, saúde ambiental e mudanças climáticas, a Casa do Saneamento encerrou sua programação nesta quinta-feira (02/10) com a instalação da Mesa de Discussão e Negociação da Carta de Belém. O encontro reuniu representantes de governos federal, estaduais e municipais, empresas, entidades do setor e organismos internacionais.
O objetivo foi consolidar consensos e iniciar a redação da Carta de Belém sobre Saneamento Básico, Saúde e Justiça Climática, documento que será a contribuição oficial do Brasil à COP30. A Carta reforça que o saneamento é essencial para garantir saúde, inclusão social e justiça climática.
Embora a etapa de elaboração tenha começado durante a Casa do Saneamento, o texto ainda passará por ajustes e consolidações técnicas nos próximos dias, antes de ser finalizado. O processo segue de forma coletiva e participativa, assegurando que diferentes vozes do setor estejam representadas.
Com a conclusão da Carta, o Brasil pretende apresentar ao mundo, na COP30, um compromisso sólido: colocar o saneamento no centro da agenda climática global como condição para promover equidade, sustentabilidade e resiliência.
