Notícias
Plataforma Todos pelo Saneamento reforça união do setor em torno da justiça climática e da universalização do acesso à água
Todos pelo Saneamento
A garantia do acesso à água e ao saneamento como direitos humanos fundamentais tem mobilizado instituições de todo o país em uma agenda comum. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é uma das participantes da Plataforma Todos pelo Saneamento, iniciativa coordenada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), que reúne representantes do setor público, privado, academia e sociedade civil para fortalecer o compromisso com a universalização do saneamento e a sustentabilidade socioambiental.Segundo a assessora técnica especializada Luciana Fonseca, do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) da Funasa, o objetivo da plataforma é unir forças para que "a água e o saneamento estejam no centro das discussões da COP30".
Webinário e engajamento público
A partir dessa perspectiva, a Funasa participou do webinário "Por que o saneamento é climático", realizado em 6 de novembro, que reuniu especialistas para debater justiça socioambiental, financiamento sustentável, inovação e engajamento público. O webinário abordou o papel da democracia e da justiça social no acesso à água, além do lançamento da Taxonomia Sustentável Brasileira como instrumento para direcionar investimentos a projetos ambientalmente responsáveis.
No eixo Engajamento Público, Educação e Cultura do Saneamento - do qual o Desam participa -, Luciana ressaltou a importância de aproximar a população do tema. Entre as estratégias previstas estão campanhas, produção de conhecimento, mídias educativas e escuta ativa junto às comunidades.
"Além disso, o Centro de Formação em Saúde e Saneamento Ambiental do Desam está elaborando uma matriz curricular com cursos sobre clima, desastres naturais e saúde, e educação comunitária para prevenção de desastres", contou Luciana. As formações serão voltadas a servidores da Funasa, agentes comunitários de saúde, técnicos municipais e professores da rede pública.
Ela acrescentou que um Manifesto Nacional sobre Clima e Saneamento está sendo elaborado a partir das discussões do webinário e deverá ser lançado durante a COP30, em Belém (PA), consolidando a mensagem de que o saneamento é também uma pauta climática e de direitos humanos.
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br