Notícias
Funasa reforça compromisso com sustentabilidade na abertura do Papo de Saneamento na COP30
Alexandre Motta destacou que o saneamento é essencial na agenda climática e requer cooperação
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Motta, abriu nesta quarta-feira (12/11) a série de debates Papo de Saneamento, realizada na Casa do Saneamento, em Belém (PA), destacando a importância do diálogo para a construção de soluções que tornem os serviços de saneamento mais resilientes e sustentáveis diante dos desafios climáticos.
O evento, no âmbito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), reuniu gestores e especialistas para discutir os desafios e oportunidades do saneamento frente às mudanças climáticas, com foco na fortalecimento das políticas públicas e da gestão local.
Motta destacou o compromisso da Funasa com a promoção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, ressaltando o papel da instituição na busca por soluções que garantam acesso universal ao saneamento básico em um contexto de mudanças ambientais. "O saneamento é parte essencial da agenda climática e requer cooperação entre governo, empresas e sociedade para que avancemos com justiça social e sustentabilidade", afirmou.
Diretrizes para eventos adversos
O encontro foi guiado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), com base no Volume 13 da Série Universalizar " 3ª Edição, publicação da Aesbe intitulada "Saneamento e Mudança Climática: Diretrizes aos prestadores de serviços de saneamento básico para o enfrentamento de eventos adversos", que apresenta análises e recomendações sobre adaptação e mitigação dos efeitos climáticos no setor.
As discussões abordaram estratégias de resiliência climática e o papel dos governos estaduais e municipais na construção de soluções sustentáveis para o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, destacando a importância de integrar o planejamento setorial à agenda climática nacional.
A programação da série "Papo de Saneamento" segue até o dia 19 de novembro, com rodas de conversa e painéis diários. Além da Aesbe, as atividades são realizadas em parceria da Funasa com entidades como o Ministério da Saúde (Sesai/MS) e a Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep).
Veja os próximos destaques do Papo de Saneamento:
- Soluções baseadas na natureza: experiências das associadas da Aesbe (14/11);
- Saneamento no Estado do Pará e seus desafios (17/11);
- Saneamento e Clima: Pautas prioritárias para a agenda global (18/11);
- Saneamento para quem não tem: o Brasil que não tem banheiro (19/11).
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448