Notícias
Alexandre Motta destaca atividades da Funasa e reforça papel do saneamento na COP 30
Alexandre Motta destacou que Casa do Saneamento é um espaço para integração do setor em busca de soluções.
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Motta, reforçou nesta terça-feira (18/11) o protagonismo do saneamento básico como eixo estratégico de adaptação climática e promoção da saúde pública, durante o Painel Água, Saneamento e Saúde, realizado no espaço do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) na COP 30. O encontro foi promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), reunindo especialistas e representantes de diferentes territórios e instituições do país.
Alexandre Motta fez um balanço das atividades da Casa do Saneamento ao longo da COP30, na sede da Funasa em Belém (PA), e explicou a concepção do espaço como um ponto de convergência do setor. Ele explicou que a Casa reuniu diariamente especialistas, empresas públicas, gestores municipais, povos indígenas e organizações técnicas, reforçando a urgência de fortalecer a visibilidade do tema.
Dessa forma, a Casa tem se tornado um ambiente de integração e de construção coletiva, que vai ser mantido com esse objetivo mesmo depois da COP30, consolidando o compromisso da Funasa de conectar saúde, desenvolvimento e proteção climática.
O presidente também enfatizou que enfrentar a mudança do clima passa necessariamente pelo fortalecimento das ações estruturantes do setor. "O saneamento básico é saúde e desenvolvimento, e é parte essencial da resposta à emergência climática global. Por isso, nosso papel aqui é levar o tema do saneamento para o centro do debate da COP 30", explicou.
Além de Motta, participaram do painel o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Maurício Scalon; Rafael Guimarães, do Comitê Ribeira de Iguape (SP); Helder Cortez, do Sistema Integrado de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Sisar/Cagece); e Jéssica Ayra, cientista socioambiental da Coordenação de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Cosa/Sesai/MS). A moderação foi conduzida pelo vice-presidente do CBHSF, Altino Rodrigues.
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448