Notícias
X FNTU: Funasa participa da abertura e apresenta palestra no 1º dia
Cláudio Torquato fez apresentação intitulada "Busca pela efetividade plena na retomada da execução de parcerias na nova Funasa" Foto:EdmarChaperman/Funasa
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) teve participação de destaque no primeiro dia do X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, nesta terça-feira (3), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento é um dos mais relevantes do país no campo da gestão pública, reunindo representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores públicos, servidores e organizações da sociedade civil.
Logo pela manhã, o diretor-executivo da Funasa, Cláudio Torquato, representou a instituição na cerimônia de abertura, realizada no Auditório Master, e falou sobre a participação da fundação neste evento que completa 10 anos da Rede de Parcerias, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços Públicos (MGI).
"Estamos retomando a capacidade operacional da fundação com responsabilidade e transparência. E este evento é uma vitrine essencial para fortalecer os laços com os entes federados, construir novas parcerias e garantir que os recursos públicos cheguem com qualidade a quem mais precisa", concluiu Cláudio Torquato.
À tarde, às 16h45, o dirigente retornou ao palco como palestrante convidado na Jornada Saúde, no Palco Brasil, com a apresentação intitulada "Busca pela efetividade plena na retomada da execução de parcerias na nova Funasa", sob a monitoria de Márcio Araújo Sousa. Durante sua fala, Torquato abordou os principais desafios e estratégias adotadas na atual fase de reestruturação da fundação, destacando a retomada qualificada dos convênios e instrumentos de repasse com estados e municípios.
"A nova Funasa trabalha para garantir que as parcerias com os entes federativos sejam não apenas retomadas, mas aprimoradas em termos de eficiência, integridade e entrega de resultados. A efetividade na execução das políticas públicas exige planejamento técnico, diálogo federativo e foco na qualidade da aplicação dos recursos públicos", afirmou o diretor.
Fortalecimento institucional e novos parâmetros de governança
A palestra detalhou ainda o processo de retomada dos convênios paralisados, o aprimoramento dos critérios técnicos para novos editais e o suporte aos municípios na estruturação de projetos. O objetivo da Fundação é consolidar uma nova cultura de gestão, com maior controle, transparência e orientação técnica, especialmente nas áreas de saneamento básico, saúde ambiental e educação em saúde.
Cláudio Torquato também apresentou indicadores do atual cenário da Funasa, que conta hoje com mais de 2.500 instrumentos de repasse ativos em todo o país, com atenção especial aos municípios de pequeno porte e comunidades tradicionais.
A nova diretriz da instituição prevê a ampliação do suporte técnico, a digitalização dos processos de análise e o fortalecimento do monitoramento das execuções físicas e financeiras dos convênios.
Sobre o X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União
A programação segue até o dia 5 de junho e contempla oficinas, mesas-redondas, jornadas temáticas e capacitações específicas. O evento é voltado a gestores públicos, servidores, colaboradores e membros de instituições públicas e privadas que atuam na implementação de políticas públicas via parcerias com a União.
- Com o tema central voltado ao aprimoramento das transferências voluntárias da União, o Fórum busca promover:
- Governança pública eficiente,
- Controle institucional e social dos recursos federais,
- Inovações na gestão e execução de convênios, termos de fomento e cooperação,
- Troca de boas práticas entre os entes federativos e a sociedade civil.
Veja também: X FNTU: Funasa apresenta soluções consensuadas para obras
Especialistas debatem desafios e soluções no 33º Congresso da ABES
Presidente da Funasa destaca desafios do saneamento rural no 33º CBESA
