Notícias
Funasa promove encontro com prefeitos da Bacia PCJ em SP
Funasa promove encontro com prefeitos da Bacia PCJ em SP para cooperaçãoFunasa em uma iniciativa conjunta da Ouvidoria, Auditoria e da Superintendência Estadual em São Paulo (Suest-SP), realizou um importante encontro com prefeitos da região da bacia do PCJ – que consiste na área territorial das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na última quarta-feira (2). Fotos: Suest-SP/Funasa
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de uma iniciativa conjunta da Ouvidoria, Auditoria e da Superintendência Estadual em São Paulo (Suest-SP), realizou um importante encontro com prefeitos da região da bacia do PCJ - que consiste na área territorial das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na última quarta-feira (2). O objetivo foi estreitar o diálogo, apresentar os programas da Funasa e as oportunidades de apoio para o desenvolvimento do saneamento básico nos municípios.
A reunião contou com a presença do ouvidor Eduardo Ribeiro, do auditor-chefe Augusto César Souza, do superintendente estadual da Funasa em São Paulo, Adam Pinto; e de 15 prefeituras, incluindo Piracicaba e grandes cidades como Jundiaí e Campinas, por meio da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa).
"Fizemos uma aproximação com o comitê de bacias, que é um dos mais organizados aqui do estado de São Paulo, para convocá-los, para apresentar a Funasa, os programas e para apresentar também as ações da Ouvidoria e da Auditoria, que têm tido um papel de melhoria dos nossos processos, não simplesmente daquela auditoria de controle, mas de uma espécie de auditoria consultiva e ouvidoria, com o intuito de entender a percepção dos prefeitos e dos beneficiários das nossas políticas públicas", explicou Adam Pinto.
Durante o encontro, foram detalhados programas para o estado de São Paulo, como abastecimento de água esgotamento sanitário e resíduos sólidos em áreas urbanas de municípios com até 50 mil habitantes; e, especialmente, o saneamento rural, que abrange todos os municípios do Brasil. A expectativa é grande para o próximo chamamento público, que incluirá saneamento rural, Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) e Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCdC).
Além do encontro em Piracicaba, a comitiva da Funasa realizou visitas estratégicas a outros municípios. Em Tietê, foi discutido um termo de compromisso celebrado para ações de esgotamento sanitário que, quando concluído, permitirá ao município atingir mais de 90% de tratamento de esgoto, ou seja, atenderá às metas de universalização propostas na legislação.
Em Cordeirópolis, foram acompanhados dois instrumentos de repasse em fase final de prestação de contas, incluindo uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e um programa de MSD em assentamento de reforma agrária. Já em Brotas, o foco foi em dois convênios para abastecimento de água, com a prefeitura buscando o reinício das ações.
Para Eduardo Ribeiro, ouvidor da Funasa, disse que São Paulo é o quarto estado a receber servidores da Funasa no projeto de escuta ativa e reforça a importância das visitas aos municípios paulistas.
"Estar presente nos municípios, ouvindo diretamente as necessidades e desafios dos gestores e da população, é fundamental. Nossas visitas in loco não apenas agilizam processos de prestação de contas e dúvidas, mas também fortalecem o elo de confiança, permitindo que a ouvidoria atue de forma mais proativa e consultiva, garantindo que nossas políticas públicas cheguem efetivamente a quem mais precisa".
