Notícias
Funasa marca presença em Seminário e faz visita técnica em Natal
Presidente Alexandre Motta, a governadora de RN, Fátima Bezerra, e demais autoridades discutem saneamento em evento Foto: Aesbe
Natal/RN - Entre os dias 17 e 18 de julho, o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Motta, participou do 5º Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), e visitou as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto de Parelhas, município localizado a 242 quilômetros de Natal.
O evento reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo representantes de companhias estaduais de saneamento de todo o país, teve como tema "Excelência na Jornada do Cliente", com objetivo de debater inovações, eficiência e a humanização dos serviços comerciais no setor. Além do presidente da Funasa, a solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que ressaltou a importância do saneamento básico para o desenvolvimento social. Também estiveram presentes: Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern); Thalita Vieira, gerente Comercial da Embasa; Agostinho Moreira, superintendente Comercial da Cagece; e Neuri Freitas, presidente da Cagece e da Aesbe.
Motta destacou a relevância do seminário para o do saneamento básico no Brasil.
'É fundamental que a Funasa esteja presente em eventos como este, onde são discutidas as melhores práticas e as inovações que impulsionarão a universalização do saneamento em nosso país", afirmou Motta. "A troca de experiências entre as companhias estaduais e a exploração de novas tecnologias são cruciais para que possamos oferecer serviços de água e esgoto de qualidade, garantindo dignidade e saúde para toda a população brasileira".
- 5º Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento
Visita técnica em Parelhas-RN
No dia seguinte, na sexta-feira, em companhia do diretor de Engenharia de Saúde Pública (Densp), José Antônio Ribeiro, o presidente Alexandre Motta visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Parelhas, município potiguar, que faz parte Região do Seridó Oriental, localizado a 245 quilômetros da capital, Natal.
Para José Antônio Ribeiro, o projeto da ETE, que atende 21,6 mil habitantes e que trata a vazão de 42 litros por segundo, tem equipamentos e níveis de sofisticação que permitirão o reuso da água e atividades que não requeiram padrões de potabilidade, contribuindo para o uso racional da água e enfrentamento das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.
"O projeto da ETE de Parelhas conta com reatores sequenciais: anaeróbio, aeróbio e o anóxico, que funcionam como ambientes especializados, onde se desenvolvem bactérias que tratam a matéria orgânica presentes nos esgotos. O processo usa o oxigênio para decompor a matéria orgânica, limpando a água. No reator anóxico, sem oxigênio, removem o nitrogênio, essencial para proteger nossos rios de problemas como o crescimento excessivo de algas. Esse tipo de tratamento é fundamental para a água de reuso, que tem se tornado uma estratégia cada vez mais importante para a gestão sustentável dos recursos hídrico", ressaltou Ribeiro.
Além de Parelhas, a Funasa já finalizou a obra de Caraúbas e está em fase de conclusão das estações de Portalegre e Jardim de Piranhas. Todas as estações são oriundas do TC/PAC Funasa, totalizando R$ 24,3 milhões.
- Visita à ETE de Parelhas-RNEm companhia do diretor de Engenharia de Saúde Pública (Densp), José Antônio Ribeiro, o presidente Alexandre Motta visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Parelhas, município potiguar, que faz parte Região do Seridó Oriental, localizado a 245 quilômetros da capital, Natal. Foto: Funasa

