Notícias
Funasa e governo do Amazonas avançam em cooperação para ampliar saneamento no estado
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o governo do Amazonas estão fortalecendo a cooperação para expandir o saneamento básico no interior do estado. Em reunião realizada na última quinta-feira (30/1), representantes da Funasa, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) discutiram estratégias para levar água tratada e esgotamento sanitário a regiões carentes.
Um dos destaques da parceria entre Funasa e governo do Amazonas é o projeto-piloto na comunidade Rumo Certo, em Presidente Figueiredo, que integra o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR). A iniciativa busca ampliar o acesso da população a serviços de saneamento de qualidade e sustentáveis.
O presidente da Funasa, Alexandre Motta, destacou a importância da região Norte para a atuação do órgão. "Nosso foco é levar soluções eficazes e sustentáveis para o saneamento no Amazonas. Estamos comprometidos em desenvolver e ampliar projetos que melhorem as condições de vida da população, promovendo saúde e qualidade de vida para as comunidades ribeirinhas e rurais", afirmou.
Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano trabalha na implantação da Microrregião de Saneamento Básico, instituída pela Lei Complementar nº 11/2024, visando estruturar um sistema de governança nos municípios para acelerar a universalização do saneamento no estado.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, está em elaboração um projeto amplo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Funasa e a Prefeitura de Presidente Figueiredo. "O projeto-piloto que estamos desenvolvendo trará soluções sustentáveis para o bioma amazônico, garantindo avanço significativo na qualidade de vida da população", afirmou.
Com financiamento do BID, o Programa Serviços Sustentáveis e Inovadores de Água, Saneamento e Higiene em Zonas Rurais (SIRWASH) já foi implantado no Piauí, Distrito Federal e Bahia. Agora, será expandido para o Amazonas, com suporte técnico da Funasa e coordenação da UGPE e Sedurb.
O diretor-presidente da Cosama, Denison Gama, reforçou o compromisso do governo estadual na universalização do saneamento. "Essa integração entre os atores envolvidos é essencial para alcançarmos nossos objetivos, garantindo serviços de água e esgoto de qualidade para toda a população", disse.
Parceria com a Marinha do Brasil
No dia seguinte, Alexandre Motta se reuniu com o vice-almirante João Alberto Lambert, comandante do 9º Distrito Naval do Amazonas, para discutir uma parceria entre a Funasa e a Marinha do Brasil voltada à implementação de soluções de abastecimento de água no estado.
Para Motta, a colaboração com a Força Naval Brasileira garante mais agilidade, eficiência e otimização de recursos na execução dos projetos. "A parceria com a Marinha do Brasil é fundamental para levarmos soluções de abastecimento de água às comunidades do Amazonas com mais rapidez e eficácia. Ao unir esforços, conseguimos ampliar nosso alcance e garantir que essa estrutura essencial chegue a quem mais precisa".