Notícias
Funasa orienta gestores sobre recursos para saneamento durante Caravana Federativa em Belo Horizonte
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é um dos destaques da Caravana Federativa, realizada em Belo Horizonte nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/12). Com o objetivo de fortalecer o saneamento básico e a saúde pública nos municípios, a instituição marca presença com atendimento técnico especializado e a realização de uma Oficina Temática estratégica para gestores municipais.
Nessa quinta-feira (11/12), a equipe da Funasa, coordenada pelo diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), José Antonio da Motta Ribeiro, conduziu a oficina "Recursos para obras que transformam: como garantir saneamento e saúde para seu município". O encontro reuniu prefeitos e técnicos municipais interessados em destravar obras e acessar verbas federais essenciais para a infraestrutura local.
Atendimento e articulação política
Além da capacitação técnica, a Funasa mantém um estande ativo no evento, que funciona como um ponto focal para resolver pendências e orientar sobre convênios. A expectativa é que, ao longo dos dois dias de evento, o espaço contabilize mais de 100 atendimentos a representantes municipais.
No primeiro dia do evento, o estande recebeu a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, além de diversos representantes municipais, incluindo a prefeita de Contagem (MG), Marilia Campos.
"A presença da Funasa na Caravana é fundamental para aproximar as soluções de engenharia de saúde pública das prefeituras que mais precisam, garantindo que os recursos cheguem à ponta e transformem a vida da população", destaca José Antônio Ribeiro.
Sobre a Caravana Federativa em MG
Organizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), a edição de Belo Horizonte consolida o sucesso da iniciativa, que já percorreu diversos estados brasileiros desde 2023. O evento visa a aproximar municípios, estados e o Governo Federal, facilitando a resolução de demandas e o anúncio de novos investimentos.
A edição mineira conta com a participação de 36 Ministérios e 19 órgãos federais, em 42 estandes de atendimento. Já são mais de 4,6 mil inscritos, representando 623 municípios, e presença confirmada de 349 prefeitos, 102 vice-prefeitos e 499 vereadores.
Além dos atendimentos, a programação inclui 19 oficinas temáticas e uma série de Diálogos Federativos, abordando temas como o papel dos consórcios regionais, a participação das mulheres nos espaços de poder e ações de reparação ambiental na bacia do Rio Doce.