Notícias
Projeto de escuta ativa da Ouvidoria da Funasa realiza pesquisa de opinião em municípios do Rio de Janeiro (RJ)
Representantes da Funasa e dos municípios reunem-se para debater o modelo de questionário. Foto: Ouvidoria/Funasa.
Dando continuidade ao projeto de escuta ativa da Ouvidoria, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) conduziu, de 11 a 15 de junho, a aplicação-piloto de uma nova metodologia de pesquisa de opinião. A ação, realizada nos municípios de Mendes, Rio das Flores, Tanguá e Casimiro de Abreu, todos no estado do Rio de Janeiro (RJ), teve como objetivo testar e aperfeiçoar um questionário semiestruturado, criado para avaliar a percepção dos gestores municipais sobre a performance da Fundação.

- Representantes da Funasa e dos municípios reunem-se para debater o modelo de questionário. Foto: Ouvidoria/Funasa.
A participação ativa dos prefeitos e suas equipes é considerada de fundamental importância, pois os municípios, como executores diretos dos convênios, fornecem uma visão prática e valiosa sobre o impacto das ações da Funasa no cotidiano das comunidades. Suas opiniões são cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas.
Segundo o ouvidor Eduardo Ribeiro, "através desta pesquisa, a Fundação não apenas coleta dados essenciais que embasarão suas futuras ações, mas também reforça o compromisso de um diálogo aberto e transparente com os gestores municipais, o que fortalece a relação com a Funasa".

- RComitiva da Funasa realiza vistoria em obra do Convênio com a prefeitura de Mendes (RJ). Foto: Ouvidoria/Funasa.