Notícias
Funasa participa do Alinhamento Estratégico 2025-2026 do Ministério da Saúde e reforça papel do saneamento para a saúde pública
Alexandre Padilha, ministro da Saúde, apresenta Planejamento Estratégico 2025-2026. Foto: José Antonio Ribeiro/Funasa.
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde, participou no sábado (16/08), em Brasília, do Alinhamento Estratégico 2025-2026, evento que reuniu o ministro Alexandre Padilha, secretários, dirigentes de autarquias e fundações vinculadas, em torno da construção conjunta dos 15 Objetivos Estratégicos que nortearão a pasta nos próximos dois anos.
Representada pelo presidente Alexandre Motta e pelo diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública (Densp), José Antônio Ribeiro, a Funasa participou ativamente das discussões e reforçou, em interações paralelas, a contribuição estratégica do saneamento básico para a saúde pública.
O ministro Alexandre Padilha ressaltou, em sua fala, a importância das fundações vinculadas, como a Funasa, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A trajetória do ministro está diretamente ligada à instituição, uma vez que já ocupou o cargo de diretor da Funasa, experiência que reforça sua visão sobre a relevância da Fundação na construção de políticas públicas que integram saúde, saneamento e inclusão social.
Durante as discussões, no mural de apresentação dos participantes, o presidente Alexandre Motta reafirmou o compromisso da Funasa em reduzir o déficit de instalações sanitárias que ainda atinge mais de 1 milhão de residências brasileiras, impactando diretamente cerca de 4 milhões de pessoas. Já o diretor José Antônio Ribeiro destacou a prioridade em institucionalizar o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), como contribuição estratégica para reduzir desigualdades históricas e ampliar o acesso a água potável e esgotamento sanitário em áreas rurais e comunidades tradicionais.

- Alexandre Motta (Esquerda) e José Antonio (direita) participaram da reunião de planejamento com o ministro Alexandre Padilha (centro). Foto: José Antonio Ribeiro/Funasa.
Na oportunidade de diálogo institucional, a Funasa também apresentou a proposta da Casa do Saneamento, a ser lançada no mês anterior à COP 30, como hub de articulação, inovação e diálogo sobre saneamento básico, saúde ambiental e inclusão social.
A presença da Funasa no evento de Alinhamento Estratégico 2025-2026 do Ministério da Saúde reforça a relação de parceria estratégica entre as instituições e o compromisso conjunto de garantir saúde, dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, com especial atenção a municípios de pequeno porte, comunidades rurais e populações tradicionais.