Notícias
"Valorizar e reconstruir a Funasa é só parte do trabalho"
Em evento inédito realizado pela Superintendência Estadual da fundação no estado, presidente Alexandre Motta enfatiza a importância da fundação para o saneamento e seu impacto para a saúde no país
Publicado em
09/04/2025 17h12
Atualizado em
11/04/2025 15h48
Presidente da Funasa, Alexandre Motta, em sua fala no evento com municípios na sede da Suest, em São PauloFoto: Ismael Moreno/Suest-SP/Funasa

- Presidente da Funasa, Alexandre Motta, em sua fala no evento com municípios na sede da Suest, em São PauloFoto: Ismael Moreno/Suest-SP/Funasa
Durante a abertura, nesta terça-feira (8), Motta destacou o trabalho de reconstrução da Funasa após o processo de extinção. "Valorizar e reconstruir a Funasa é só parte desse trabalho. Se a gente hoje reclama porque não tem os recursos necessários para a gente fazer tudo aquilo que a gente precisa, eu acho que a gente precisa assumir a responsabilidade de compreender que isso também passa por uma certa obscuridade do tema do saneamento. Nós precisamos trazer o tema do saneamento à luz, brigar todos os dias. Nós precisamos assumir este papel de divulgadores do saneamento".
Em seguida, o presidente ressaltou a importância da atuação da instituição no saneamento como causa primária de melhoria da saúde da população. "Esse tema que vem em alguns momentos por causa de uma seca enorme e as pessoas ficam sem água para beber. Esse tema precisa ser o tema de todos os dias. Água de boa qualidade melhora os indicadores de saúde, reduz a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), reduz o número de internações hospitalares, reduz o custo de operação da saúde e a melhora as condições de vida das pessoas. Nós precisamos voltar para cada um de nós ser um agente de difusão de informações do saneamento. Isso é urgente. É fundamental".
Adam Pinto compartilhou sua experiência na realização de eventos que aproximam os municípios ao longo dos anos e a efetividade no resultado final. "Queria agradecer a presença de todos os municípios aqui. Quando eu entrei, em 2010, a gente já fazia estes eventos com os municípios sobre os problemas e as soluções, como uma conversa de convênio a convênio. Depois a gente foi evoluindo e organizando melhor o evento, apontando para as necessidades e demandas de uma maneira mais eficaz para os municípios. Isso acontecia sempre. Num ano a gente celebrava os convênios e, no ano seguinte, a gente conversava sobre os convênios".
O superintendente ressaltou o período de extinção da fundação e o retorno às atividades, que permitiram trazer a instituição com grande histórico e com uma missão importante para o saneamento no Brasil. "É isso que a gente tem hoje. Uma Funasa que tem história e o presidente deixou bem claro aqui. Uma história quase centenária, que se confunde com a própria história do saneamento no país, que passou por um processo difícil, nós enquanto, servidores, sabemos o quanto isso foi complicado, principalmente, porque a gente tinha sido se apaixonado pelo saneamento. Quando a gente ficou afastado (da Funasa, extinta), ficamos sem rumo. Por outro lado, sabíamos que uma hora ia voltar, que o nosso espaço iria ser recolocado, para que a gente pudesse fazer aquilo que a gente mais gosta, que é atuar no saneamento e dividir um pouquinho daquilo que ficou no pacto federativo".
Sobre o evento
Nos dias 8 e 9 de abril, gestores e técnicos dos municípios que possuem instrumentos de repasse vigentes com a Fundação Nacional de Saúde, por meio da Superintendência Estadual da Funasa em São Paulo (Suest-SP), terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos dos convênios, conhecer os produtos dos Programas da Funasa e discutir casos específicos diretamente com os técnicos da superintendência.
A iniciativa inédita busca estreitar o diálogo entre a Funasa e os municípios conveniados, promovendo a troca de conhecimentos e experiências. O evento abordará temas como:
- Programas da Funasa: apresentação detalhada dos programas da instituição e seus benefícios para os municípios.
- Panorama geral dos convênios vigentes em São Paulo: análise da situação atual dos convênios e identificação de oportunidades de melhoria.
- Protocolo de projetos e acompanhamento: orientações sobre os procedimentos para elaboração e acompanhamento de projetos.
- Aquisição de equipamentos e veículos para convênios de resíduos sólidos: informações sobre os processos de aquisição e utilização de equipamentos e veículos.
- Estudo de caso sobre instrumentos de repasse: análise de casos práticos para aprimorar a gestão dos convênios.
Além das palestras e painéis, os técnicos da superintendência estarão disponíveis para atendimento individualizado, oferecendo suporte e orientações personalizadas aos municípios.
Para mais informações sobre o seminário, entre em contato pelo telefone (11) 2113-2051 ou pelo e-mail coresp.gab@funasa.gov.br.
Superintendência Estadual da Funasa em São Paulo: Av. Prestes Maia, 733 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo/SP, CEP 01032-001.
