Notícias
Funasa participa da X Caravana Federativa e entrega 100 Planos Municipais de Saneamento Básico no Piauí
O presidente da Funasa, Alexandre Motta (5º da dir. p/ esq.) e o ministro Wellington Dias (4º da dir. p/ esq.) em entrega simbólica dos Planos ao prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade (3º da dir. p/ esq.). Foto: reprodução do site do Governo do Estado do Piauí (https://www.pi.gov.br/).
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou nos dia 20 e 21, no Centro de Convenções de Teresina (PI), da décima edição da Caravana Federativa, evento promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República (PR) e que teve o objetivo de atender demandas dos municípios brasileiros, buscando ampliar o acesso dos gestores municipais e estaduais aos serviços oferecidos pelo governo federal. Na ocasião, no Teatro G3 Telecom, ocorreu a solenidade de entrega de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) à 100 municípios piauienses, os quais foram elaborados mediante o convênio nº 02/2015, firmado entre a Funasa e o Governo do Estado do Piauí, com um investimento de R$ 15 milhões e previsão de execução ao longo de 20 anos, o que beneficiará municípios de até 50 mil habitantes e de áreas rurais.
A cerimônia de entrega, ocorrida na manhã do dia 20, contou com a presença do diretor geral do Instituto de Saneamento Básico do Piauí, Magno Pires, representando o governador do Piauí, Rafael Fonteles; do presidente da Funasa, Alexandre Motta; da superintendente estadual substituta da Funasa no Piauí (Suest-PI/Funasa), Danda Oliveira; do ex-governador do Piauí e atual ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e do deputado federal pelo estado do Piauí, Florentino Neto, dentre outras autoridades federais, estaduais e municipais.
Na fala de abertura, a superintendente Danda cumprimentou a mesa e proferiu uma mensagem de acolhimento, agradecendo a todos os atores partícipes que contribuíram para o sucesso do projeto. Em seguida, ressaltou a importância dos Planos como instrumentos impulsionadores da política de saneamento básico local. "Há uma urgente necessidade em implementarmos programas e projetos que sejam capazes de mudar o perfil de morbimortalidade da população por doenças causadas pela ausência de políticas públicas de saneamento (...) O Plano Municipal de Saneamento Básico consolidou um efetivo movimento em direção à uma política de Saneamento e Saúde Ambiental, movimento esse, que deve ser valorizado e potencializado como oportunidade para alavancar a política de saneamento básico local, tornando-se, assim, o grande diferencial em relação às políticas, de forma geral, trazendo, em seu bojo, um movimento precioso - diria, até, preciosíssimo - que é a participação efetiva da população", disse.O presidente da Funasa, Alexandre Motta, falou sobre os desafios históricos de melhorar a qualidade de vida das pessoas e de promover o desenvolvimento social. Ele chamou atenção, ainda, para a necessidade de alternativas de enfrentamento aos desafios oriundos da crise climática, enfatizando que os PMSB surgem como instrumentos fundamentais para auxiliar nessa questão, os quais ajudarão a nortear as ações dos gestores, orientando-os a trabalhar de forma eficaz, eficiente e efetiva com os recursos orçamentários federais, uma vez que estes só poderão ser acessados por municípios que já possuam o seu Plano. "Um dos critérios fundamentais para atribuir os recursos necessários para a implementação do Plano é a própria existência do Plano. Então, àqueles prefeitos que conseguiram obter os seus planos municipais hoje, como já foi dito aqui, parabéns! Este é o primeiro passo. Agora, nós precisamos implementar. Aqueles que eventualmente ainda não tenham buscado a construção do seu Plano, é hora de se movimentar para fazê-lo. Porque, sem este plano, muito provavelmente os senhores e as senhoras não conseguirão acesso aos recursos necessários para diversas obras fundamentais no campo do saneamento (...) Eu quero exortar os prefeitos e prefeitas que receberam esse Plano a iniciarmos o trabalho de implementação e a Funasa está à disposição para apoiá-los (...)", disse Motta.

- Presidente da Funasa, Alexandre Motta, em sua fala na cerimônia de entrega dos PMSB. Foto: reprodução do site do Governo do Estado do Piauí (https://www.pi.gov.br/)
Estande da Funasa na Caravana Federativa
Durante esta edição da Caravana no Piauí, no geral, contabilizaram-se mais de 2.300 atendimentos, os quais foram realizados por representantes de 35 ministérios participantes, quatro bancos públicos (BNDES, Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste), seis autarquias (Funasa, FNDE, Ibama, ICMBio, Incra e Codevasf) e três empresas públicas (Correios, Serpro e Sebrae).
A Superintendência Estadual da Funasa no Piauí (Suest-PI) acolheu, em seu estande, representantes de, pelo menos, 48% dos 221 municípios representados, onde foram realizados mais de 100 atendimentos, com prestação de informações sobre a situação atual de contratos, convênios e demais instrumentos de repasse financeiro, mediante atendimento personalizado.

- Servidores e colaboradores da Suest-PI no estande da Funasa montado para a Carvana Federativa Piauí. Foto: Suest-PI/Funasa.
A Caravana Federativa já ocorreu em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Macapá (AP). A próxima edição está prevista para as datas de 4 e 5 de julho no estado do Pará e a Funasa estará presente mais uma vez.



