Notícias
Funasa faz inspeções em pontos de abastecimento de água nas comunidades de São Sebastião/SP

- Funasa, acompanhada da Vigilância Sanitária de São Sebastião/SP, visitou escolas, creches e Unidades Básicas de Saúde (UBS)Foto: Lucca Decia/Funasa
Na ocasião, técnicos da fundação identificaram a necessidade contínua da reposição de água, durante a manhã e tarde, na Vila Sahy, na Barra do Sahy e em Camburi, já que os abastecimentos dessas localidades continuam comprometidos. Além disso, também foi estudada a logística para análises de água antes e após os abastecimentos, com o objetivo de garantir a não contaminação nos reservatórios dos prédios.
Como está o abastecimento?
Até o momento a Funasa já destinou quase 100 mil litros de água às comunidades mais vulneráveis. Esses recursos estão sendo enviados para abrigos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Escolas, Creches e vários outros locais.
Além disso, a entidade também está fazendo coletas e análises de água após o abastecimento dos caminhões-pipa, a fim de garantir que não haverá a contaminação da água potável durante o transporte e/ou nos reservatórios dos lugares atendidos.
Para o biólogo e responsável técnico do controle e qualidade da água da Suest/TO, Renilton Delmundes, é importante trabalhar em sintonia com a Administração Municipal para dar continuidade nas análises e, até mesmo, ampliar os pontos de coleta. "Precisamos estar atentos e verificar a qualidade da água que abastece os carros-pipa. A partir do momento em que a água é levada, os cuidados devem continuar, principalmente, na questão do armazenamento e da mistura de água não tratada de outros locais. Por isso, algumas inspeções e orientações ainda são necessárias", explicou
