Notícias
Funasa debate saneamento em evento na capital paulista

- Ronaldo S. Camargo apresenta as ações da Funasa e o Projeto Estratégia TerritoralizadaFoto: Lucca Decia/Funasa
No evento, que começou às 15h, o superintendente estadual, Ronaldo S. Camargo, apresentou as ações da Funasa, falou sobre os desafios na gestão da Suest e os avanços necessários para o saneamento do estado.
Para Camargo, o evento serve como oportunidade de trocar experiências e conhecimento sobre saneamento entre a fundação e demais entes do setor. "Essa reunião tem como objetivo promover um intercâmbio entre a Funasa, membros do setor privado e do meio acadêmico para criar soluções que atenderão às necessidades de saneamento nas áreas rurais do estado de São Paulo", disse.
Em seguida, o servidor da fundação e chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), da Suest/SP, Adam Pinto, apresentou o Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR) e o cronograma de implementação do projeto em para todos os municípios paulistas, divididos em 22 áreas, chamadas de Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) existentes no estado.
O Projeto faz parte do contrato nº 17/2021, entre a Funasa e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini Contrato, e tem como objetivo levantar a situação do saneamento rural nos municípios paulistas - regionalizados por UGRHI - promovendo, inicialmente, 16 eventos de apresentação das atividades contratadas para apoio à gestão em saneamento rural e dos levantamentos técnicos preliminares para o diagnóstico situacional do saneamento rural in loco nos 645 municípios do estado.
Segundo Adam, a parceria entre a Funasa e outras entidades ajudará no andamento e acompanhamento das ações que serão desenvolvidas, agilizando o atendimento aos municípios. "O evento serve para isso. Para mostrar que a Funasa está presente e é parceira dos municípios. Apresentamos o trabalho, as recomendações necessárias e a Vanzolini nos ajuda na intermediação", explicou.
"Queria agradecer a confiança que Funasa depositou em nós. Nossa ideia é, justamente, podermos, independente do fórum, melhorar o serviço de saneamento junto aos colaboradores da área", ressaltou Caio Fontana, representante da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, sobre a interação entre entidades no evento desta tarde.
As visitas iniciarão no dia 27 de janeiro e perdurarão até 11 de março, possibilitando a realização de nove produtos que trarão as necessidades e as soluções desenvolvidas para cada região demarcada.