Notícias
Funasa vira case de sucesso no saneamento rural em São Paulo

- Evento realizado na cidade de Tupã, onde estiveram reunidos diversos municípios paulistasFoto: Lucca Decia/Funasa
Dentre os 645 municípios do estado, após um processo técnico de seleção, os contemplados foram Tupã, Capão Bonito, Mogi das Cruzes e São Vicente. Desta forma, a iniciativa busca planejar o atendimento às metas previstas no Marco Legal do Saneamento, publicado em 2020. Além disso, a instituição ganha destaque na busca pela universalização do saneamento básico, fortalecendo o acesso aos serviços de saneamento básico, inclusive nas áreas rurais, como parâmetro de promoção da saúde.
Para Ronaldo Camargo, superintendente da Suest/SP, a realização do projeto representa um ponto de virada na atuação da fundação e mostra o protagonismo do órgão quando se trata de saneamento e saúde ambiental. "A Funasa tem uma grande responsabilidade em suas mãos, que é coordenar as atividades de saneamento e saúde ambiental em todos os municípios quando se trata de áreas rurais. Esse projeto é um grande marco e pode ser expandido para todos o Brasil. É importante salientar que, com essa prática, a Funasa buscou os municípios e os gestores municipais não precisaram ficar correndo atrás de nós. Isso é ímpar e muito importante para os moradores das localidades mais necessitadas", ressaltou.
Como foi feita a seleção
Em parceria com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) - que elaborou produtos a fim de apresentar um panorama do saneamento básico no estado de São Paulo, voltado às áreas rurais, para orientar tecnicamente os investimentos da Funasa - foi produzido um diagnóstico do saneamento básico em São Paulo considerando cada uma das 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) do estado. Após a conclusão dessa etapa, foi proposto, ainda, um índice de hierarquização (Índice H) para estabelecer os critérios de escolha dos municípios contemplados no projeto-piloto. No relatório, foram utilizados indicadores como: a população das áreas rurais, a mortalidade infantil, a desigualdade econômica, dentre outros fatores.
De acordo com o planejamento e a execução contratual, os modelos que serão realizados nas quatro cidades deverão estar prontos até o final de março de 2023. Os documentos deverão considerar, ainda, as particularidades de cada região com o objetivo de orientar adequadamente os investimentos e as ações da Funasa nas demais localidades do estado. "São as áreas rurais aquelas mais carentes de ações efetivas para promoção da saúde humana e ambiental. Com essa proposta, a Funasa passa a desenvolver o papel de protagonista no setor, além de aproximar o tema do cotidiano nos municípios que carecem não só de investimentos, mas também de apoio técnico", explicou Adam Douglas, chefe de engenharia da Suest/SP.
Onde tudo iniciou
Ao longo de 2022, membros da Suest/SP e da FCAV realizaram mais de 30 reuniões junto aos municípios paulistas, considerando as 22 UGRHI. Nestes encontros, foram expostas instruções sobre o projeto, com o intuito de mobilizar os municípios quanto ao planejamento de execução e expor aos técnicos e gestores das prefeituras os resultados preliminares obtidos a partir das primeiras coletas de informações em cada localidade. Isto permitiu uma forte aproximação da Funasa em São Paulo para o cumprimento da sua missão institucional, que almeja a promoção do saneamento e saúde ambiental."Esse é um trabalho muito grande realizado em um período de tempo muito curto tempo. Por onde passamos fomos recebidos com tapete vermelho e a aproximação entre a Funasa e os municípios se tornou muito mais sólida. Assim podemos ter uma temperatura da importância que ela representa para essas regiões", destacou Caio Fontana, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do projeto.
Equipe envolvida
Para que todo este trabalho saísse do papel e tornasse realidade, a Funasa contou com uma equipe composta por integrantes de grandes nomes da academia paulista, como: A Unifesp, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade Federal do ABC (UFABC), que foram coordenadas pela FCAV. Juntos, os técnicos destas instituições e da Funasa percorreram mais de 19 mil quilômetros dentro do estado de São Paulo e fizeram rodadas de eventos para sensibilizar, coletar dados e apresentar os resultados preliminares dos trabalhos de campo.
Além disso, este trabalho tomou proporções ainda maiores quando foi apresentado em grandes eventos nacionais e internacionais, por meio do Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Silubesa), em Portugal; no XXXVIII Congresso Interamericano Ingeneria Sanitária y Ambiental, promovido pela Associación de Ingeneria Sanitária y Ambiental (AIDIS), na República Dominicana; no XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (Cabas); no Brazil Water Week (BWW), dentre outros. Tudo isso se ajusta, de forma significativa, com sua visão de futuro que é contribuir para as metas de universalização do saneamento no Brasil e ser referência nacional e internacional nas ações de saneamento e saúde ambiental.
