Notícias
IV Simpósio da Cooperação Técnica Internacional da Funasa promove troca de experiências voltadas ao saneamento básico

- Presidente da Funasa discursando durante abertura do IV Simpósio da Cooperação Técnica InternacionalFoto: Daniel Ribeiro/Funasa
Os encontros são fruto do Termo de Cooperação (TC) nº 87, firmado junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e trouxeram uma demonstração quali-quantitativa acerca da produção técnica no âmbito da fundação, abordando temas ligados às mecânicas de articulação institucional, a integração setorial, a participação e controle social, a entrega aos municípios, a atualização do Marco Legal do Saneamento Básico, dentre outros.
De acordo com Miguel, a Funasa vem se estruturando e planejando melhorias para garantir o bom funcionamento da instituição, além de firmar parcerias que podem alavancar o atendimento à população. "A Funasa vem instituindo parcerias com a OPAS, há mais de duas décadas, sempre buscando fortalecer estratégias e ações para o cumprimento, de forma eficaz e exitosa, de sua missão institucional. Assim que assumi a Presidência, compreendi a importância que temos no contexto internacional e no que podemos contribuir. Diante disso, fizemos inserções significativas que incluem a revisão da matriz logica do TC-87, a publicação de portarias com regras mais claras e seguras para contratação de pessoas físicas e jurídicas e o fortalecimento das ações voltado ao saneamento rural", explicou.
Na ocasião, diversos consultores da instituição realizaram apresentações sobre os produtos desenvolvidos para fundação, destacando os resultados obtidos e o passo-a-passo para execução e aplicação do material. Além disso, também foi possível assimilar o êxito no levantamento e classificação dos produtos técnicos para dinamização e aprimoramento do conteúdo que vem sendo produzido pela Funasa.
Para a coordenadora de Cooperação Técnica Internacional (Cotec), Daniela Gois, as palestras e produtos apresentados no evento subsidiarão diversas áreas de atuação da entidade, ficando disponíveis para eventuais consultas por parte dos servidores e do público em geral. "Poderemos contar com o Repositório do Conhecimento, que será possível pesquisar por tema, subtema, ano, dentre outros, e esclarecer os questionamentos abordados no simpósio. Essa é mais uma sistematização pensada, justamente, para dar a notoriedade e publicidade que sempre foi necessária", destacou.