Notícias
Presidente da Funasa recebe governador da PB para ampliação do acesso ao saneamento básico no estado

- Ronaldo Nogueira recebe governador da Paraíba João Azevêdo Lins Filho e trata sobre investimentos em saneamento no EstadoFoto: Amanda Miguel
Cerca de 50% da população da Paraíba enfrenta restrição de algum serviço de saneamento básico segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS/IBGE). Como é o caso da coleta de lixo, que de forma direta ou indireta as pesquisas apontam um déficit de acesso de 16,8%. Diante de um cenário que vem sendo trabalhado para melhorar a qualidade dos paraibanos e os que passam pelo estado, a Funasa concluiu 34 obras no ano de 2019 na Paraíba e os investimentos abrangeram a construção de rede de água e esgoto, novas unidades sanitárias, instalação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z) e Melhorias Habitacionais para o controle da doença de Chagas.
Hoje, a Fundação tem 331 convênios vigentes em 157 municípios que significa 70% do estado. "Levar maior acesso ao saneamento básico significa prevenir a proliferação de doenças. Todo dia avançamos um pouco mais, e receber o governador do estado é uma satisfação para nós, pois acreditamos estar no caminho certo, o de um trabalho sério em prol dos brasileiros", disse o presidente da Funasa Ronaldo Nogueira.
Durante o encontro o presidente ainda falou do trabalho "Programa Saneamento Brasil Rural", lançado recentemente e que vai trabalhar o saneamento básico em áreas rurais e alcança as populações do campo, da floresta e águas e os povos originários, segmentos populacionais distintos.