Notícias
Funasa participa da 5ª etapa da FPI no sertão do "Velho Chico"
A Funasa, representada pelos servidores de sua Superintendência Estadual em Sergipe (Suest/SE), integrou a equipe Saneamento, sendo responsável pela análise da qualidade da água consumida pela população de oito dos dez municípios do Alto Sertão sergipano, alvos da FPI. Além da água, a equipe de saneamento também fiscalizou a prestação dos serviços de esgoto e resíduos sólidos.
Para o químico industrial, Augusto de Almeida, o trabalho da UMCQA é de fundamental importância para a área de saneamento. "A qualidade da água para o consumo humano é fator decisivo para o êxito da saúde pública; e a FPI, por meio da Funasa, conta com um laboratório que traz resultados precisos em análises físico-químicas e microbiológicas", disse Augusto, que é servidor do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE) e, nessa FPI, coordenou as análises na UMCQA da Funasa.
O chefe substituto do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam/Suest-SE), Argemiro dos Santos, ressaltou o trabalho da Funasa que, segundo ele, trará um diagnóstico abrangente da situação da água consumida pela população alvo da FPI e constará em relatório a ser divulgado. "Analisamos a qualidade da água de 41 amostras distribuídas em oito municípios, cujos resultados serão apresentados em audiência pública", disse Argemiro.
Em sua 5ª etapa, a FPI/SE envolveu mais de 200 profissionais de 33 instituições (federais e estaduais), divididas em nove equipes (Saneamento, Gestão Ambiental, Espeleologia, Arqueologia e Paleontologia, Aquática, Fauna, Patrimônio Cultural e comunidades tradicionais, Abate). Estas atuaram em dez municípios da região da Bacia do Rio São Francisco, para fiscalizar, conter e autuar os agentes causadores de danos ambientais.
Além do município sede, Canindé de São Francisco, a 5ª FPI compreendeu os municípios de Poço Redondo, Nossa Sra. da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Canhoba, Gararu, Feira Nova, Itabi e Nossa Sra. de Lourdes.

