Notícias
Assemae: Juliana Rodrigues fala sobre Saneamento como Direito e Cidadania
A palestrante explicou que um território saudável e sustentável é um espaço onde as pessoas se relacionam e que também pertencem. "Você tem que se sentir parte daquilo ali. Você é um agente social da sua comunidade e pode contribuir para que o direito ao acesso à água e esgotamento sanitário seja alcançado ", disse.
O Brasil é um país muito diferente geograficamente e, segundo Juliana, é necessário potencializar as iniciativas das comunidades e os seus saberes. "A intenção é construir soluções conjuntas e sustentáveis", ressaltou.
Exemplos de ação foi a elaboração de planos locais participativos de intervenção em relação ao acesso e a qualidade dá água em uma comunidade rural do município de Picos, no Piauí; e a implantação de tecnologia de saneamento ecológico numa comunidade caiçara, na região do Mosaico da Bocaina/RJ.
"Ficamos felizes em poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida das mais variadas comunidades. O acesso a uma água de qualidade e ao esgotamento sanitário é mais que um direito, é saúde, é vida e deste modo reforçamos a necessidade de trabalhar a prevenção de doenças e a promoção da saúde", finalizou.
