Notícias
Congresso de Agroecologia em Brasília tem Saneamento Rural na programação

- Tendas da Funasa no Congresso de Agroecologia, no Centro de Convenções Ulysses GuimarãesFoto: Alfredo Machado/Densp/Funasa
Com mesas redondas, painéis e palestras, num nível técnico e político o evento traz discussões sobre ciência, produção e comercialização no campo da Agroecologia, no Brasil e na América Latina.
Além dessas atividades, o congresso oferece o "Caminhos do Saber" aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Nesta ação, os participantes podem compartilhar atividades práticas, experiências, depoimentos, debates, diálogos e rodas de conversa.
Contribuindo com a experiência em Saúde Ambiental e Engenharia de Saúde Pública, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participa apresentando o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) em duas rodas de conversa: na Tenda Tecnologias Sociais e na Tenda Dona Flor - sobre saúde. Nas rodas de conversa, representantes da Funasa e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dialogaram com agricultores e representantes de órgãos de governo e de movimentos sociais sobre o desenvolvimento do Programa.Programa Nacional do Saneamento Rural (PNSR)
Sendo realizado por meio de uma parceria entre a Funasa com a UFMG, o PNSR tem como objetivo promover o desenvolvimento de ações de saneamento básico em áreas rurais, com vistas à universalização do acesso, por meio de estratégias que garantam a equidade, a integralidade, a intersetorialidade, a sustentabilidade dos serviços implantados, e a educação e participação social.
Iniciada em 2015, a elaboração do Programa tem a previsão de ser concluída até início de 2018.
De acordo com o integrante do grupo que está construindo o PNSR e técnico da Funasa, Bernardo Aleixo, o esclarecimento do que seja saneamento é fundamental, para que a população perceba que saneamento abarca ações de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo de resíduos sólidos e de manejo de águas pluviais. " Muitas práticas de agroecologia já incorporam vários aspectos de saneamento, mas a população nem sempre as identifica como tais" , explicou Bernardo.
