Notícias
Mais de 7 milhões são liberados para obra de esgoto na cidade de Chuí/RS

- Presidente (ao centro), dep. federal Giovani Cherini (dir.) e prefeito de Chuí, Marco Antônio BarbosaFoto: Rafael Barbosa
A cidade Chuí faz fronteira com o Uruguai e não possui esgotamento sanitário, fato que prejudica os rios que abastecem a cidade uruguaia, que faz divisa com Chuí e a brasileira. Com o empenho conjunto da Funasa e da Corsan falta de rede de esgoto passa a ser uma assunto do passado.
O sistema de esgotamento sanitário entregue pela Funasa ao município atenderá 60% da população e diminuirá o índice de doenças de veiculação hídrica, muito recorrente na região. "O tratamento do esgoto impacta diretamente na saúde da população diminuindo o surgimento de doenças de veiculação hídrica como a diarreia, hepatite A, verminoses, bem como o controle de vetores como o Aedes aegypti, ratos, baratas que são transmissores de doenças. O poder público e a população devem ter ações em conjunto para que possamos diminuir os casos de doenças e para isso é essencial a participação de todos", ressaltou a superintendente.
Houve empenho de toda a equipe da Funasa dentre eles: Dra. Ana Saletti, procuradora federal e de Lilian Capinam, coordenadora-geral de Convênios para solução do problema relativo aos entraves administrativos.
É a Funasa contribuindo para uma cidade mais saudável e sustentável.