Notícias
RIO DE JANEIRO
Circula MinC reúne Leste Fluminense em dois dias de escuta e formação em São Gonçalo
Foto: Comitê de Cultura no Rio de Janeiro
O Ministério da Cultura (MinC) realizou, nos dias 9 e 10 de dezembro, o Circula MinC São Gonçalo, reunindo representantes de coletivos culturais, fóruns, conselhos municipais, gestores públicos e artistas de seis cidades do Leste Fluminense: São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito.
As atividades, realizadas no Teatro Municipal de São Gonçalo, contaram com mais de 140 participantes ao longo dos dois dias e reforçaram o compromisso do MinC com a escuta qualificada, a participação social e o fortalecimento das políticas culturais na região.
A programação incluiu rodas de diálogo, apresentações institucionais, oficinas de formação, atendimento técnico sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, debates sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e apresentação do novo Plano Nacional de Cultura (PNC).
A equipe técnica do Ministério da Cultura estava presente, incluindo o Escritório Estadual do MinC no Rio de Janeiro. Para Thiago Lopes, coordenador do Escritório, o encontro marcou um momento inédito de integração entre os municípios da região. “O Circula MinC lembrou para todos nós que a política cultural só faz sentido quando nasce do território e toca as pessoas. Pela primeira vez, as seis cidades da região se olharam com proximidade, compartilhando dores, experiências e sonhos. Foi um momento humano, de escuta real, em que a cultura deixou de ser só política pública e virou presença, afeto e pertencimento. Ali, a região mostrou sua força: um lugar vivo, diverso e cheio de gente que faz cultura todos os dias”, destacou.
Participante da sociedade civil, a fundadora do Coletivo Ela, Graciane Reis, também celebrou a realização do encontro. “Estar junto com o MinC, ouvindo e sendo ouvido, fortalece toda a região. Nosso agradecimento ao Ministério da Cultura, que está dando a oportunidade da gente tirar dúvidas e de criar energia de novo para poder acreditar que a cultura está viva”, concluiu.
A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, acredita que o resultado é um sinal positivo. “Quando idealizamos o Circula MinC, nosso propósito era simples e ambicioso ao mesmo tempo - aproximar o Ministério da Cultura dos territórios e nacionalizar o acesso à políticas públicas. Ver esse encontro do Leste Fluminense em São Gonçalo e construir soluções coletivas, com participação social, confirma que estamos no caminho certo. A cultura acontece no cotidiano das pessoas, e o Circula existe para apoiar quem faz essa engrenagem girar”, declarou.
O Comitê de Cultura no Rio de Janeiro participou da abertura das atividades e dos momentos de escuta com fazedores de cultura, além de realizar ações formativas no evento. A oficina de Elaboração de Projetos Culturais foi ministrada pela coordenadora metodológica, Nathália Massa. "Ouvir os fazedores de cultura no território fortalece nossa rede e orienta nossas ações. Formações como a realizada no Circula MinC potencializam o trabalho local e ampliam o acesso aos direitos culturais”, afirmou.
Plano Nacional de Cultura
Na mesa de apresentação do novo PNC, coordenada pelos pesquisadores do Ministério da Cultura Cleise Campos e Flávio Aniceto, representantes das seis cidades do Leste Fluminense estavam presentes: Dawson Nascimento, de Rio Bonito; Rodrigo Rangel, de Tanguá; Jean Carlos Rocco, de Itaboraí; Felix Lino, de São Gonçalo; Rosa Miranda, de Niterói e Álvaro Jorge, de Maricá. O debate endossou a importância da participação da sociedade na discussão de aprovação do PNC no Congresso. O novo Plano Nacional de Cultura foi enviado ao Congresso Nacional em novembro de 2025.
Atendimentos sobre a execução da Política Nacional Aldir Blanc estavam disponíveis ao longo de toda a programação, que também contou com uma oficina de elaboração de projetos conduzida pelo Comitê de Cultura no Rio de Janeiro. O evento teve ainda o apoio institucional da coordenadora dos Escritórios Estaduais do MinC, Roberta Malvão, e dos servidores Carla Lycurgo, Marco Antônio de Souza, Manuella Barros e Anna Bastos.
O encontro foi encerrado com a apresentação da Batalha do Tanque, movimento Cultural de São Gonçalo que potencializa a Cultura Hip-Hop e as Batalhas de MC's com a ocupação da praça dos Ex-Combatentes.
Circula MinC
Iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Nacional de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, o Circula MinC leva atividades de formação sobre políticas públicas de cultura aos territórios. As ações são realizadas em parceria com prefeituras, governos estaduais e o apoio dos Escritórios Estaduais do MinC, e contam com a participação da sociedade civil, coletivos, fóruns municipais, estaduais e regionais de cultura.
Na edição de São Gonçalo, o Circula MinC foi realizado com apoio do Comitê de Cultura no Rio de Janeiro, o Fórum Gonçalense de Cultura e a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.