Notícias
Programa PEC-PG oferece bolsas de mestrado e doutorado para estudantes estrangeiros; instituições devem submeter propostas até 13/08
Imagem ilustrativa mostra estudante carregando livros em frente a bandeiras de diversos países. - Foto: Imagem de Freepik.
A chamada pública do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) oferece 100 bolsas de mestrado e 100 bolsas de doutorado no Brasil para estudantes estrangeiros. As propostas devem ser enviadas pelas Instituições de Educação Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) até o dia 13 de agosto.
O PEC-PG foi proposto para consolidar a internacionalização das IES e ICTs brasileiras, por meio da formação de estudantes estrangeiros, estimulando o intercâmbio de conhecimento, a diversidade cultural e o fortalecimento das relações bilaterais, nos termos da Portaria Conjunta MRE/MEC/MCTI nº 936/24.
A gestão do programa é compartilhada entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Dentre os objetivos do Programa destacam-se:
a) apoiar a internacionalização das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, incentivando a entrada de alunos estrangeiros em programas de pós-graduação, de forma a promover o intercâmbio de conhecimento e a diversidade cultural nas IES brasileiras;
b) ampliar o horizonte cultural dos brasileiros, possibilitando que estudantes estrangeiros tragam novas perspectivas culturais, acadêmicas e científicas para o ambiente universitário brasileiro;
c) fomentar relações bilaterais entre o Brasil e os países participantes do programa; e
d) promover a formação acadêmica de estrangeiros em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e científico desses países ao capacitar seus cidadãos com conhecimento técnico e científico.
A chamada é destinada a ICTs que tenham programas de internacionalização da pós-graduação já consolidados no âmbito de suas estratégias institucionais vigentes e também àquelas em processo de internacionalização de suas estratégias de consolidação da pós-graduação - isto é, em fase de consolidação de suas estratégias de cooperação internacional, mobilidade acadêmica e produção científica com parceiros globais.
Caberá a cada instituição contemplada a divulgação interna dos resultados da chamada do CNPq e estabelecimento de suas próprias dinâmicas de execução dos projetos contemplados, com regras próprias para distribuir as cotas aprovadas. O resultado da chamada está previsto para dezembro, com vigência das bolsas prevista a partir de março de 2027.
Acesse a página da Chamada Pública CNPq/CAPES/MRE N° 16/2026 - Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)