Avanço da Pesquisa Científica
Avanço da Pesquisa Científica
CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (www.gov.br/cdtn )
O Atalanta é um sistema criado e mantido pelo CDTN/CNEN, unidade sediada em Belo Horizonte (MG). O objetivo do Atalanta é monitorar semestralmente a qualidade dos equipamentos que realizam exames de mamografia em Minas Gerais, tanto de instituições públicas ou privadas.
O único estado brasileiro que realiza o monitoramento dos mamógrafos neste formato e publica o resultado periodicamente para consulta do público é Minas Gerais. Através da avaliação da imagem de um objeto simulador enviada pelo estabelecimento, o programa realiza uma avaliação técnica do teste de qualidade da imagem e monitora os equipamentos de mamografia.
O sistema é utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária, como parte do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo).
As instituições avaliadas são aquelas cadastradas no PECQMamo e a relação dos serviços aprovados é disponibilizada para consulta no site do Atalanta.
Mais informações em: https://atalanta.cdtn.br
CIN/CNEN - Centro de Informações Nucleares (https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/centro-de-informacoes-nucleares/cin)
O Centro de Informações Nucleares (CIN) da CNEN, no Rio de Janeiro (RJ), é o ponto de contato nacional para encontrar informações específicas sobre a área nuclear através do acesso a serviços automatizados e a base de dados bibliográficas.
O CIN acredita que informação acelera a criatividade e a inovação, por isso apoia os pesquisadores e estudantes nas diversas etapas da pesquisa científica. Qualquer profissional da área nuclear pode acompanhar pelas redes sociais dicas sobre escrita científica, elaboração de teses, dissertações e artigos, apresentação oral etc.
O pesquisador também pode receber atualizações periódicas sobre a sua linha de pesquisa no seu e-mail ao assinar os boletins temáticos do Centro de Informações Nucleares da CNEN: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/centro-de-informacoes-nucleares/sonar-inis/
Também pode buscar informações de qualidade ao explorar o INIS/IAEA, a maior base de dados sobre energia nuclear do mundo: https://inis.iaea.org/search/ . Além de localizar aquele artigo ou documento de difícil acesso através da ajuda das nossas bibliotecárias
Mais informações em: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/centro-de-informacoes-nucleares
CRCN-NE - Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (www.gov.br/crcnne)
O CRCN-NE/CNEN, unidade sediada em Recife (PE), desenvolve estudos em diversas áreas aplicando a tecnologia nuclear. Atualmente possui quatro grandes projetos na área de pesquisa e todos são inéditos no Brasil:
- APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE FISH NA DOSIMETRIA BIOLÓGICA que objetiva implementar o protocolo da técnica de FISH no laboratório de dosimetria biológica e construir a curva de calibração dose-resposta para as alterações cromossômicas estáveis, possibilitando estimar a dose absorvida em indivíduos que foram expostos de anos a décadas no passado. Desta forma, o LDB/CRCN-NE/CNEN será o primeiro laboratório com possibilidade de realizar dosimetria retrospectiva no Brasil.
- PROTOCOLO EMERGENCIAL EM CASOS DE EXPOSIÇÃO ACIDENTAL A ALTAS DOSES DE RADIAÇÃO IONIZANTE UTILIZANDO CAFEÍNA que visa implementar o uso da cafeína na análise in vitro de técnicas de biomonitoramento humano para avaliação da dose absorvida em exposições acidentais de indivíduos a altas doses de radiação. Com isso, teremos o primeiro laboratório brasileiro com uma curva de calibração dose-resposta com doses acima de 5 Gy, ou seja, um laboratório apto a receber amostras de doses suspeitas de exposições a altas doses de radiação e habilitado para estimar a dose absorvida de maneira confiável.
- IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO COMBINADO NO CRCN-NE PARA TRIAGEM E ESTIMATIVA DE DOSE ABSORVIDA EM CASOS DE ACIDENTES RADIOLÓGICOS cujo objetivo é implementar o protocolo combinado das técnicas de alterações cromossômicas instáveis e de micronúcleos por bloqueio de citocinese no CRCN-NE/CNEN e validar a técnica em diferentes doses absorvidas, utilizando as curvas de calibração dose-resposta já implementadas no LDB. Um ensaio deste tipo se mostra altamente promissor para a avaliação de doses acidentais em emergências de larga escala.
- INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL RADIOPROTETOR DO EXTRATO DE ESPÉCIMES MEDICINAIS POR MEIO DE ENSAIOS CITOGENÉTICOS EM LINFÓCITOS DO SANGUE PERIFÉRICO que visa avaliar o efeito radioprotetor e/ou radiomitigador e a concentração ideal de diferentes extratos naturais em linfócitos humanos do sangue periféricos expostos a radiação ionizante. Uma vez comprovados estes potenciais, haverá contribuição direta para a literatura acerca do tema e possibilidades de se criar radioprotetores naturais que tenham os extratos estudados como base. O uso de plantas já conhecidas e utilizadas na medicina tradicional gera interesse do público geral pela abordagem nas áreas da saúde que fazem uso das radiações ionizantes. Isto contribui para aceitação e expansão do conhecimento dos benefícios do setor nuclear, ainda muito estigmatizado.
Mais informações em: https://www.gov.br/crcnne/pt-br/assuntos/areas-de-atuacao/pesquisa-desenvolvimento-inovacao-e-ensino
IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (www.ipen.br)
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), possui onze centros de pesquisa que realizam inúmeras atividades. Tanta diversidade acompanha o reconhecimento nacional e internacional dos resultados alcançados pelo corpo científico do Instituto.
A equipe multidisciplinar de pesquisadores do IPEN/CNEN realizou um estudo pioneiro para o desenvolvimento de uma bateria nuclear utilizando pastilhas de Amerício-241 que estavam armazenadas na área de Gestão de Rejeitos Radioativos do Instituto. A bateria é um dispositivo que utiliza o calor produzido pelo decaimento radioativo para gerar energia elétrica, uma alternativa para locais de difícil acesso ou em que haja necessidade de um fluxo ininterrupto de energia.
Outro desenvolvimento que envolveu dois centros de pesquisa do Instituto foi o estudo, em fase de geração de patente, de baterias de chumbo construídas a partir da tecnologia de células a combustível com nanotecnologia. Explorando a integração inovadora de uma bateria de chumbo-carbono com um conjunto eletrodo-eletrólito, os pesquisadores conseguiram construir um dispositivo que tem como propriedade, a depender de como for montado, pode variar desde um capacitor, tornar-se um supercapacitor e chegar a uma bateria de armazenamento de energia.
O trabalho, inédito no Brasil, “Circuito microfluídico aplicado à concentração de Flúor-18 para produção de radiofármacos” também reuniu profissionais de dois centros de pesquisa do Instituto e é inovador ao utilizar microusinagem com laser de pulsos ultracurtos para produção de radiofármacos a partir de Flúor-18, produto utilizado para diagnóstico e terapia de várias doenças que são objeto da medicina nuclear.
Com uma área construída de 4 mil m² no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), a segunda unidade da Incubadora USP-IPEN foi inaugurada no dia 4 de abril com o objetivo de abrigar empreendimentos de base tecnológica e perfil inovador que estejam relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias para as Ciências da Vida, em especial para a área da Saúde. A proposta é que a nova unidade abrigue o Hub de Ciências da Vida e torne-se um espaço de referência internacional para fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas em uma área estratégica para o futuro do país.
Mais informações em: www.ipen.br
IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria (www.gov.br/ird)
O IRD/CNEN, unidade sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), como organização de suporte técnico-científico do órgão regulador nuclear, realiza pesquisas na área de radioproteção, dosimetria e metrologia das radiações ionizantes, visando estar preparado para atender às demandas de licenciamento, controle e investigação de eventos relacionados ao setor nuclear.
Entre suas pesquisas estão o desenvolvimento e otimização de técnicas analíticas para avaliação de contaminação em situações de rotina e acidentes; avaliação de padrões de uso, doses e riscos de indução de câncer em pacientes submetidos a procedimentos médicos que utilizam radiação ionizante; a melhoria de técnicas de caracterização ambiental e de avaliação de impacto radiológico em áreas de mineração de urânio e NORM; e o aprimoramento de técnicas relacionadas à padronização de referência e ensaios de proficiência, de forma a garantir a rastreabilidade metrológica na área de radiações ionizantes.
Mais informações em: https://www.gov.br/ird/pt-br/assuntos/areas-de-atuacao