Aperfeiçoamento Profissional
Aperfeiçoamento Profissional
CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (www.gov.br/cdtn )
O CDTN/CNEN, unidade sediada em Belo Horizonte (MG), tem como missão formar profissionais com alta qualificação científica e tecnologicamente preparados para atuar em atividades de PD&I, tanto do setor nuclear, como em áreas de pesquisa não convencionais de relevância estratégica para o estado de Minas Gerais e o Brasil.
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear possui o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais (Stricto Sensu) com os cursos de Mestrado e Doutorado. O Programa é avaliado com nota 5 da Capes. A formação se fundamenta em um Programa multidisciplinar que abrange as áreas de engenharia nuclear, ciência e engenharia de materiais, física e química experimental da matéria condensada, física e biologia na saúde, geociências e tecnologia mineral e aplicações de técnicas nucleares em meio ambiente, indústria e medicina.
O CDTN/CNEN iniciou recentemente um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, que tem o objetivo de ampliar a abrangência da formação especializada, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico de profissionais com formação superior em áreas compatíveis com os temas nucleares.
Na modalidade de Ensino à Distância, há ainda cursos gratuitos (https://moodle.cdtn.br/), abertos a toda a comunidade, cuja carga horária varia de 2 a 40 horas.
Para estudantes de graduação de diversas áreas, há na instituição programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, cujo principal objetivo é contribuir para o estímulo e inserção de estudantes do ensino superior em atividades de pesquisa. O CDTN possui bolsas dos programas da Fapemig, do CNPq e da CNEN.
Mais informações em: https://www.gov.br/cdtn/pt-br/ensino
CRCN-NE - Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (www.gov.br/crcnne)
O CRCN-NE/CNEN, unidade sediada em Recife (PE), tem entre os pilares de sua missão a formação de recursos humanos. Desta forma, ao longo dos anos, o Centro vem desenvolvendo várias ações em prol do desenvolvimento de estudantes e profissionais não só de Pernambuco como de outros estados brasileiros. Lançamento de editais, concessão de bolsas, oferta de cursos especializados, eventos técnicos de capacitação nas mais diversas áreas de sua atenção aconteceram nos últimos 27 anos.
O Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste oferece bolsas de Iniciação Científica (IC), de Estudos Avançados (BEA), de Capacitação Institucional (PCI) entre outras modalidades.
O CRCN-NE/CNEN também possui, em associação com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o curso de Mestrado e Doutorado dentro do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN). O PROTEN(UFPE)/CRCN-NE(CNEN), nota 5 na avaliação Capes, está organizado em cinco Áreas de Concentração:
1. Aplicações de Radioisótopos na Agricultura e Meio Ambiente (Arama);
2. Aplicações de Radioisótopos na Indústria e Medicina (ARIM)
3. Dosimetria e Instrumentação Nuclear (DOIN)
4. Engenharia de Reatores (ER)
5. Fontes Renováveis de Energia (FRE)
Mais informações em: https://www.gov.br/crcnne/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas
IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (www.ipen.br)
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A missão do IPEN/CNEN é a melhoria da qualidade de vida da população brasileira por meio da produção de conhecimento científico, do desenvolvimento de tecnologia e inovação, da geração de produtos e serviços com segurança e a formação de recursos humanos para as áreas nuclear e correlatas.
O IPEN/CNEN mantém dois cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu gratuitos. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear é oferecido desde 1976 em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e possui avaliação 6, de uma escala de 1 a 7, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São oferecidas três áreas de concentração: Aplicações, Materiais e Reatores. Em 48 anos de existência, titulou cerca de 3.340 alunos entre Mestrado e Doutorado.
Desde 2018, o IPEN/CNEN oferece o Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde cujo objetivo é capacitar profissionais que atuam em hospitais e clínicas, atualizando seus conhecimentos em novas técnicas ou processos nos quais a radiação ionizante seja utilizada.
O IPEN/CNEN também oferece disciplinas optativas para graduação a alunos da USP. Há intensa participação de alunos nas atividades desenvolvidas pela instituição por meio de bolsas da CNEN, CNPq e FAPESP.
O aprimoramento profissional também ocorre com ações da área de Internacionalização do IPEN/CNEN que mantém intercâmbios com instituições científicas de destaque no cenário mundial.
Mais informações em: https://www.ipen.br/portal_por/portal/lista_secao.php?secao_id=28
IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria (www.gov.br/ird)
O IRD/CNEN, unidade sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), tem como missão atuar com excelência nas áreas de radioproteção, dosimetria e metrologia das radiações ionizantes, gerando e disseminando conhecimento e tecnologia para o uso seguro das radiações ionizantes, visando a melhoria da qualidade de vida no país.
O Instituto de Radioproteção e Dosimetria oferece oportunidades acadêmicas desde a iniciação científica até o Pós-doutorado, com Pós-graduação Lato e Strictu Sensu. O programa de pós-graduação acadêmico, em radioproteção e dosimetria, possui áreas de concentração em biofísica das radiações, física médica, metrologia das radiações e radioecologia.
Para o desenvolvimento profissional, o instituto oferece treinamentos e cursos de curta duração para profissionais de diversas áreas, divulgado em um calendário anual.
O curso Lato Sensu Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas é oferecido anualmente em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica, em formato presencial.
Mais informações em: www.gov.br/ird/pt-br/assuntos/ensino