Notícias
Simpósio promovido pela CNEN traz discussões sobre desafios e oportunidades envolvendo NORM
O Simpósio “NORM na Indústria de Óleo e Gás e Economia Circular”, realizado no dia 11 de dezembro, na sede da CNEN, no Rio de Janeiro, reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir desafios e estratégias no contexto de material radioativo de ocorrência natural – NORM. Promovido pela Coordenação de Ciência e Tecnologia Nucleares da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, o evento contou com a participação do presidente da CNEN, Francisco Rondinelli; do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Wilson Aparecido Parejo Calvo e o diretor de Gestão Institucional, Pedro Maffia. A coordenação foi do pesquisador Paulo Roberto Rocha Ferreira (DPD/CNEN).
Sheldon Landsberger, docente da Universidade do Texas (EUA), apresentou palestra sobre radioatividade na exploração de óleo e gás, tendo realizado uma ampla contextualização histórica. Abordou como a radioatividade está presente nos diferentes processos da área, demonstrando exemplos experimentais relacionados ao cálculo de dose e explicando como são planejadas as medidas de proteção radiológica. O professor também foi responsável por uma segunda apresentação, onde demonstrou como a espectroscopia gama pode ser utilizada para a formação de novos estudantes, ressaltando que os temas relacionados à radioatividade ainda são pouco explorados durante a formação acadêmica.
Profissional da Agência Internacional de Energia Atômica, Horst Monken Fernandes realizou a apresentação “Transformando desafios em oportunidades: inovação e circularidade na gestão de NORM”. O palestrante destacou a importância da inovação e discutiu os desafios relacionados à implementação da economia circular envolvendo NORM. Ressaltou, ainda, que, além de ser um setor potencialmente lucrativo, essa abordagem torna-se necessária diante da elevada demanda por recursos naturais enfrentada pelo planeta.
Marcelo Valinhas, profissional da Petrobrás, foi o responsável pela palestra “Desafios do gerenciamento de resíduos/rejeitos (NORM) da indústria de óleo e gás no Brasil”. Descreveu como o NORM é tratado no país, desde sua identificação até os processos de descontaminação e destinação final, com base em sua ampla experiência.
O pesquisador José Marcus de Oliveira Godoy, da PUC-Rio, apresentou estudos que abordam as principais formas de armazenamento de NORM, além de um trabalho que propõe soluções aplicáveis à realidade brasileira, considerando as variações regionais e os diferentes polos de produção. A busca por alternativas tecnológicas para tratar e armazenar NORM mobiliza pesquisadores e instituições em todo o mundo.
Tecnologia RFID como suporte ao rastreamento de materiais perigosos foi o tema do professor Newton Narciso Pereira, da UFF, que demonstrou as inúmeras possibilidades de aplicação da tecnologia RFID no controle e rastreamento, com ênfase na agilidade do monitoramento e na celeridade na elaboração de inventários.
De acordo com Paulo Ferreira, o encontro foi muito positivo e trouxe muita informação de qualidade e possibilitou intercâmbio científico. “A presença do professor Sheldon engrandeceu o evento, que contou também com a disponibilidade de excelentes palestrantes. Trabalhamos bastante para o sucesso deste simpósio. Agradecemos ainda a professora Carmen Bueno, do IPEN/CNEN, que apoiou a participação do profissional”. Em visita ao Brasil, o professor também ministrará uma disciplina especial aos alunos do programa de pós-graduação daquela instituição.
Colaboração na reportagem: Lucas Lima de Cardoso Rezende e Ana Carolina Castello