Notícias
ATAQUE CIBERNÉTICO
Radiofármacos Molibdênio-99 e Gálio -67 foram liberados na alfândega, diz IPEN/CNEN, em nota para comunidade de medicina nuclear
COMUNICADO À COMUNIDADE BRASILEIRA DE MEDICINA NUCLEAR
Assunto: Incidente de Segurança Cibernética ocorrido em 28.03.2025 no IPEN/CNEN
São Paulo, 2 de abril de 2025
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN), reafirmando seu compromisso com a transparência e em continuidade ao comunicado anterior, informa que, até o momento, as equipes de TI e Administração seguem atuando em regime integral, dia e noite, para solucionar as dificuldades decorrentes do incidente cibernético ocorrido em 28 de março.
Todos os esforços estão concentrados na restauração dos sistemas de TI e na normalização da rede. Embora os avanços até o momento sejam promissores, ainda é cedo para estimar uma data para o retorno completo das atividades.
Na área Administrativa, já foi possível liberar da alfândega de Guarulhos os radioisótopos Molibdênio-99 e Gálio-67, conforme previsto. Com esses insumos em mãos e à medida que a rede do IPEN/CNEN for restabelecida, será viável retomar a produção dos Geradores de Tecnécio-99m (Tc-99m) e do radiofármaco Citrato de Gálio-67.
Agradecemos à Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN) e à Associação Nacional de Empresas de Medicina Nuclear (ANAEMN) pelo pronto auxílio no reenvio dos pedidos de produtos anteriormente solicitados ao IPEN/CNEN, que foram perdidos após o incidente cibernético.
Reiteramos que a direção do IPEN/CNEN está empenhada em adotar, com máxima urgência, todas as medidas possíveis para minimizar os impactos do ocorrido e acelerar o retorno à normalidade.
O IPEN/CNEN ratifica seu compromisso com uma comunicação transparente e contínua junto à comunidade brasileira usuária da medicina nuclear, garantindo que todas as atualizações sejam compartilhadas com máxima clareza e agilidade.
Agradecemos a compreensão de todos diante da imprevisibilidade desta situação crítica e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais.
Atenciosamente,
Kátia Cristina Iunes Minasian Santos
Diretora Substituta
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
IPEN/CNEN