Notícias
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Participação CNEN na Semana Nacional de C&T reforça compromisso institucional com a popularização da ciência
A CNEN participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 21 a 26 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atividades em todo o país. A edição deste ano traz o tema Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território, convidando a população a refletir sobre a relação entre o ambiente marinho, as mudanças climáticas e os territórios.
O objetivo da SNCT é ampliar a divulgação da ciência, estimular o pensamento crítico e valorizar a cultura científica como direito de todos. No estande CNEN os visitantes podem conhecer pesquisas e projetos CNEN que mostram como a tecnologia nuclear está presente no cotidiano das pessoas.
“A Semana Nacional é uma oportunidade de mostrar que a ciência não está distante da vida das pessoas. Ela está no alimento que chega à mesa, na previsão do tempo, na energia que usamos e nas soluções que precisamos construir para enfrentar as mudanças climáticas”, afirma a ministra Luciana Santos. Considerado o maior evento de popularização científica do Brasil, a SNCT reúne ações presenciais e digitais com expectativa de alcançar ao menos 100 mil pessoas.
No estande CNEN é possível ver maquetes de reator, do ciclo da mineração, conhecer a contribuição dos radiofármacos em diagnósticos e terapias que salvam todos os dias pacientes de doenças oncológicas, neurológicas e em diversas outras áreas. As aplicações estão presente também na indústria e no meio ambiente, com projetos CNEN e de seus institutos - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Instituto de Engenharia Nuclear, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste, Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste.
Os visitantes também poderão conhecer mais sobre o Centena e o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projetos estruturantes e estratégicos da autarquia. O RMB representa um salto científico e industrial para o país, ao permitir a produção nacional de radioisótopos para uso na área médica e a realização de pesquisas de ponta. O Centena será um Centro dedicado à pesquisa, inovação e formação de profissionais, ampliando a capacidade técnica e científica do país na área de tecnologia nuclear e segurança ambiental. Armazenará os rejeitos radioativos gerados nas centrais nucleares e em instalações médicas, industriais e de pesquisas no país.
Para o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, “a participação na SNCT 2025 reforça o compromisso da instituição com a popularização da ciência e com a educação sobre o uso seguro e pacífico da energia nuclear, trazendo uma oportunidade de conhecer de perto as contribuições dessa tecnologia para o desenvolvimento nacional”.
Tecnologia nuclear pela preservação ambiental
A tecnologia nuclear tem várias aplicações diretas e indiretas que ajudam a preservar os oceanos e enfrentar as mudanças climáticas, por meio de pesquisa ambiental, geração de energia limpa e monitoramento de ecossistemas. Também é possível rastrear poluentes, estudar ecossistemas marinhos e avaliar impactos climáticos. Traçadores radioisotópicos permitem identificar fontes de poluição (como esgoto, metais pesados e microplásticos) e estudar como essas substâncias se dispersam.
Programas da AIEA em todo o mundo integram iniciativas voltadas à ciência oceânica nuclear, promovendo o uso dessas tecnologias em parceria com instituições de pesquisa para proteger os ecossistemas marinhos e apoiar políticas climáticas sustentáveis. Diversas aplicações e estudos da CNEN apoiam a preservação ambiental. Para conhecer mais, a visitação é gratuita e aberta a todos os interessados. Programação completa em semanact.mcti.gov.br