Notícias
Monitoramento contínuo: CNEN acompanha operações nas usinas em meio a chuvas intensas na região de Angra dos Reis
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pautada pelo compromisso com a segurança e o rigor técnico em sua função reguladora e fiscalizadora, comunica que está acompanhando de forma contínua as condições operacionais da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis (RJ), devido às fortes chuvas que atingem a região no seu entorno, nos últimos dias.
O monitoramento vem sendo realizado por inspetores residentes, que permanecem atuando no local. Até o momento, não há qualquer impacto nas operações das usinas, que foram projetadas para suportar eventos naturais severos, incluindo chuvas intensas e possíveis deslizamentos de terra.
Conforme a programação de paradas para recarregamento, a Unidade 1 foi desconectada do Sistema Elétrico Interligado Nacional à 1h da madrugada do dia 5 de abril de 2025, iniciando a parada programada 1P29. Portanto, a usina encontra-se temporariamente desligada. Já a Unidade 2 segue operando com estabilidade, em plena capacidade, a 100% de potência nuclear, sem qualquer registro de intercorrências.
Como medida preventiva, está sendo realizada a limpeza da tomada d’água, a fim de evitar riscos de obstrução decorrentes de materiais trazidos pela ressaca ou por possíveis deslizamentos.
A CNEN reforça que todas as diretrizes de segurança estão sendo rigorosamente seguidas, de acordo com os procedimentos estabelecidos para situações de contingência climática, garantindo a integridade das instalações, dos trabalhadores e da população. As usinas nucleares seguem operando em condições seguras, sob fiscalização contínua da Comissão.

- Vista de tomada d’água de Angra 1
(Crédito: Eletronuclear)