Notícias
Laboratório de Trítio Ambiental do CDTN/CNEN é acreditado pelo INMETRO
O Laboratório de Trítio Ambiental (LTA), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO no dia 8 de outubro de 2024, na norma ISO ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. A acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação de que um laboratório atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

- (Foto: Deivid Oliveira/CDTN/CNEN)
Diferentemente do processo de certificação que atesta apenas os processos e a gestão da instalação, a acreditação comprova a conformidade por meio de testes de capacidade técnica, nesse caso, a partir de normas internacionais e boas práticas.
O LTA é um dos poucos laboratórios na América Latina com capacidade para medir concentrações de trítio em níveis muito baixos (os ultras traços) há vários anos. É o único no Brasil que realiza esse ensaio levando em conta suas particularidades, como a facilidade de contaminação, por exemplo.
O laboratório integra o Serviço de Meio Ambiente do CDTN e tem como foco analisar águas subterrâneas, superficiais e fluviais. Essas análises podem apoiar, por exemplo, o estudo de renovação de aquíferos e a taxa de infiltração da água no solo, utilizando o trítio como traçador.
“É a primeira acreditação em laboratórios de ensaio no CDTN. O selo do INMETRO, vinculado agora aos relatórios de ensaio, contratos e propostas de serviço, fortalece e destaca ainda mais a competência do Laboratório de Trítio Ambiental para os clientes e para a sociedade”, explica Eliana Knupp, responsável técnica pelo LTA.
O laboratório já possui reconhecimento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de competência para análise de trítio ambiental em razão da frequente participação em ensaios de proficiência.

- (Foto: Bianca Wendhausen/CNEN)
Os estudos envolvendo trítio existem desde a década de 1970 no Centro. O trítio está presente no meio ambiente por fontes naturais e resultantes da atividade humana. Devido às reduções cada vez mais significativas da atividade de trítio no meio ambiente, o LTA tem se dedicado à implantação de novos métodos de análise com um novo sistema de enriquecimento e à proposta de determinação de trítio através do hélio-3.
O CDTN é uma instituição vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Procedimento rigoroso
O processo de solicitação de acreditação do LTA durou quase dois anos, com início em dezembro de 2022. Antes de solicitar a acreditação pela plataforma adequada do INMETRO, o laboratório precisa implementar, em seu sistema de gestão, a norma ISO/IEC 17025:2017. O laboratório deve ainda treinar a equipe para essa norma e passar por auditorias internas e ensaios de proficiência.
Após a solicitação e a definição da data da auditoria, o laboratório recebe os auditores que farão a avaliação. Em junho de 2024, o LTA passou por três dias de auditoria externa. Os auditores entregam ao laboratório um relatório com o que precisa ser ajustado para que, então, recomendem o laboratório a uma banca da Coordenação Geral de Acreditação para novas avaliações. A banca define se o laboratório terá a acreditação.