Notícias
Experiência brasileira com materiais radioativos de ocorrência natural é tema de missão da CNEN na Guatemala
O pesquisador Paulo Roberto Rocha Ferreira, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), participou como especialista indicado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de missão de assessoramento ao órgão regulatório da Guatemala para desenvolvimento de capacidades em monitoramento e controle de NORM e radônio, realizada entre 24 e 28 de novembro. A atividade integra projeto de cooperação técnica da Agência.
O treinamento ocorreu no Departamento de Proteção Radiológica e Segurança Radiológica da Direção Geral de Energia, do Ministério de Energia e Minas, da Guatemala e incluiu apresentações técnicas, estudos de caso, grupos de trabalho e visitas a laboratórios.
NORM, materiais radioativos de ocorrência natural, podem se concentrar em processos industriais — como óleo e gás, mineração e fertilizantes.
O gás radônio, proveniente do decaimento do urânio no solo e nas rochas, é uma das principais fontes naturais de exposição à radiação. Ambos são temas prioritários nos programas de proteção radiológica e vêm ganhando relevância.
Durante o treinamento, foram discutidos identificação de NORM na indústria, desafios de proteção radiológica ao longo de processos, monitoração ocupacional, elementos de programas de proteção, identificação e medição de radônio e impactos na indústria petrolífera. Os grupos de trabalho trataram da identificação das práticas envolvendo NORM na Guatemala, da regulação de indústrias afetadas por NORM e radônio e das necessidades de monitoração e otimização de práticas laboratoriais.
Segundo Paulo Ferreira, a participação de especialistas da DPD em missões da AIEA na América Latina e Caribe fortalece a CNEN como instituição difusora de conhecimento atualizado na área. Ele destacou que temas como NORM e radônio exigem alinhamento contínuo às recomendações internacionais. “Nosso objetivo foi contribuir para a atualização técnica, trazendo estudos de caso e a experiência brasileira nessa área”, afirmou.