Notícias
INOVAÇÃO
Evento reúne gestores das unidades técnico-científicas e integrantes dos núcleos de inovação tecnológica CNEN
Discutir mecanismos de inovação e refletir sobre os principais desafios da CNEN relacionados à temática e de suas unidades técnico-científicas foram os objetivos do encontro do último dia 30 de outubro, na sede da autarquia, no Rio de Janeiro. A atividade contou com a participação do presidente Francisco Rondinelli Júnior e do diretor de P&D da CNEN, Wilson Calvo. Diretores do IPEN, do CDTN e do IEN também participaram, além de representantes dos NIT´s dessas unidades.
Após apresentação sobre as perspectivas institucionais no campo da inovação, foi realizada uma dinâmica conduzida por consultoria especializada que proporcionou aos participantes avaliar como as diferentes unidades contribuem ou podem contribuir com o ambiente de inovação, quais as demandas existentes e o que desejam para o futuro. Para a gerente do NIT da CNEN sede, Daniela Archila, "a inovação é transformadora" e, como a instituição tem muitas tecnologias potenciais, o sistema de gestão da inovação e o comitê de inovação estão realizando um trabalho de aceleração das tecnologias.
O diretor Wilson Calvo enfatizou as oportunidades existentes nas unidades CNEN para que se forme um ecossistema da inovação e haja maior integração. Para ele, os programas de pós-graduação constituem uma força da instituição, pois trazem alunos capacitados, um componente importante para essa cultura do empreendedorismo. "É preciso criar e expandir essa cultura".
"A atividade da inovação promove o desenvolvimento econômico e a riqueza social. A inovação é o passo seguinte da pesquisa e desenvolvimento e permite entregar diversos benefícios das aplicações sociais da tecnologia nuclear", afirmou Rondinelli. O dirigente destacou ainda que o prêmio Nobel de Economia 2025 reconheceu pesquisadores que explicaram como a inovação impulsiona o crescimento econômico sustentado.
Diversos participantes concordaram que o capital humano da CNEN é único e enfatizaram que o impacto das atividades para a sociedade - ou o propósito de todo o trabalho institucional - é o fator motivador principal.