Notícias
INFORMAÇÕES NUCLEARES
Encontro promovido pela AIEA reúne especialistas para discutir avanços em gestão da informação nuclear
- Foto: Divulgação AIEA
O Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CIN/CNEN) representou o Brasil na 43ª Reunião de Oficiais de Ligação do INIS, de 8 a 10 de outubro, na sede da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), em Viena, Áustria. O encontro reuniu especialistas de diversos países para discutir avanços, desafios e estratégias relacionados à gestão da informação nuclear.
A reunião abordou temas centrais para o fortalecimento do Sistema Internacional de Informação Nuclear (INIS), incluindo o aprimoramento do processamento técnico dos documentos, indexação de dados, o uso da inteligência artificial NADIA para classificação automática de documentos. Outros temas abordados foram práticas de preservação digital, interoperabilidade entre repositórios e iniciativas de acesso aberto à informação científica.
A programação incluiu apresentações de representantes da Agência e de Estados Membros, debates em fóruns regionais, workshops voltados ao uso de IA na gestão da informação e exposições de experiências nacionais. Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas, como por exemplo a Biblioteca Nacional da Áustria.
A chefe do CIN, Marcia Pires, afirmou que o encontro “foi um momento importante para fortalecer parcerias, conhecer novas iniciativas e apoiar o avanço conjunto do INIS.” A presença brasileira reforçou o compromisso do país com a cooperação internacional e o intercâmbio de conhecimento na área nuclear, contribuindo para iniciativas que apoiam o avanço da pesquisa, da inovação e o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Sobre o CIN/CNEN
O Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear é responsável pela gestão, tratamento e disseminação da informação técnico-científica na área nuclear no Brasil. Entre os serviços disponíveis aos usuários estão o acesso ao INIS, ao Portal LivRe!, à Rede de Bibliotecas e ao WebNuclear. Mais informações em: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/centro-de-informacoes-nucleares
Ou pelo e-mail cin@cnen.gov.br