Notícias
Curso de Acesso é exigência para entrada em áreas controladas da CNAAA
Alternando edições presenciais e remotas, a Coordenação-Geral de Reatores e Ciclo de Combustível (CGRC), da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), realiza o Curso de Acesso às instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada em Angra dos Reis (RJ). Recentemente foram disponibilizadas três turmas: uma presencial, no dia 15/12 no auditório da Sede da CNEN, e duas virtuais em 28/11 e 22/12.
Pré-requisito para o acesso às áreas controladas da Usina, o curso deve ser feito anualmente pelos técnicos da CNEN que, por demanda de trabalho, tenham de acessar às usinas nucleares, às unidades de armazenamento a seco ou outras áreas da mesma categoria na Central. Além desse curso, também são requisitos para o acesso às áreas controladas: exame médico anual atestando condições adequadas de saúde (ASO – Atestado de Saúde Ocupacional); exame de contador de corpo inteiro (feito no Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) ou na CNAAA); e “crédito” no histórico de doses que indique que o servidor não atingiu o limite de dose anual de segurança. O indivíduo do público tem como limite 1 milisievert de dose por ano e o trabalhador, que venha a acessar áreas controladas, pode receber até 20mSv/ano.

- Os servidores da CGRC que ministraram o curso: Richard Brandão (esq) e Luiz Mendonça (dir) (Foto: Douglas Troufa/CNEN)
Os servidores interessados em participar do curso devem entrar em contato com a CGRC pelo e-mail cgrc@cnen.gov.br para solicitar mais informações e a inscrição nas próximas edições, de acordo com a disponibilidade de vagas. Colaboradores da CNEN também podem participar do curso.
