Notícias
CENTRO REGIONAL
Comitê de planejamento de resposta a situações de emergência visita centro regional da CNEN no Centro-Oeste
O Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), recebeu, no dia 28 de novembro, a visita do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear em Angra dos Reis (COPREN-AR). O comitê é responsável por planejar ações de resposta a emergências nucleares na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
Os doze representantes das instituições que compõem o COPREN-AR — entre elas GSI, IBAMA, Ministério da Saúde, Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) e Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC) - foram recebidos pelo coordenador do CRCN-CO, Almir Aniceto. Eles participaram da palestra “O Acidente de Goiânia e a Construção do CRCN-CO”, ministrada pelo servidor Rugles Barbosa.
Durante a apresentação, foram revisados os principais fatos do acidente radiológico com césio-137, ocorrido em setembro de 1987 e reconhecido como o maior acidente radiológico urbano do mundo. O palestrante destacou o impacto do episódio sobre o desenvolvimento das normas internacionais de segurança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e sobre a criação, anos depois, do CRCN-CO, unidade responsável pela gestão dos rejeitos resultantes do acidente e por atividades permanentes de monitoração ambiental.
Os visitantes também conheceram o depósito de rejeitos radioativos do césio-137, instalado em um parque ecológico, e percorreram laboratórios e demais instalações da unidade. Ao final da programação, o grupo reuniu-se com o coordenador do centro regional, que apresentou um panorama das atividades, desafios estruturais, ações em curso e parcerias com instituições municipais, federais e organizações sociais que apoiam projetos de interesse público.
O centro de informações recebe, ao longo do ano, visitas de grupos previamente agendados, vindos de escolas e instituições com as quais são desenvolvidas atividades para divulgar a ciência nuclear no Centro-Oeste.
Escrito por: Ricardo Fernandes/CNEN