Notícias
CNEN reúne força de trabalho para apresentação de resultados ao longo do ano e de perspectivas para 2026
Apresentações institucionais reuniram, no dia 22 de dezembro, na sede da CNEN, dirigentes, gestores e equipes técnicas e administrativa, para um balanço das principais entregas de 2025 e perspectivas estratégicas da CNEN para 2026. O encontro evidenciou esforços da Presidência, da Diretoria de Gestão Institucional (DGI) e da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) na condução de projetos estruturantes e no fortalecimento da atuação institucional da autarquia.
Participaram das apresentações as áreas de planejamento institucional, cooperação técnica internacional e comunicação institucional, além das áreas de administração, inovação, tecnologia, projetos estratégicos, ensino, informações nucleares, TI, logísticas e do Programa ARCAL na DPD e DGI. “O momento reforçou a integração entre as áreas e a visão estratégica compartilhada, consolidando um ciclo de trabalho marcado por avanços relevantes e projetando, de forma consistente, os desafios e prioridades que orientarão a atuação da CNEN em 2026, com o compromisso com seus projetos estratégicos”, afirmou o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli.
O diretor de Gestão Institucional CNEN Pedro Maffia enfatizou a importância das pessoas, o maior capital da CNEN, reforçando que os novos concursados devem trazer ânimo novo à instituição. Ele agradeceu a todos os que estiveram nas equipes ao longo de 2025 e que atualmente compõem a força de trabalho da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear. “Muito importante ressaltar esse trabalho coletivo e conjunto para a estruturação da ANSN e ressaltar que os resultados institucionais da CNEN contaram com a colaboração de nossos colegas hoje integrantes da nova autarquia”, ressaltou.
Ao longo das apresentações, foram destacados os resultados alcançados no período, com ênfase nos projetos estruturantes da CNEN, que refletem o alinhamento entre planejamento, execução e governança. Em linhas gerais, também foram apresentadas perspectivas para 2026, reafirmando o compromisso da instituição com a ciência, a tecnologia, a inovação, a formação de recursos humanos especializados, gestão e governança.
“As ações desenvolvidas dialogam diretamente com os objetivos estratégicos da CNEN, entre eles: impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na área nuclear; promover a formação especializada de profissionais para o setor; otimizar a oferta de aplicações nucleares em benefício da sociedade; fortalecer as atividades de proteção da população; aprimorar a gestão do conhecimento”, destacou Wilson Calvo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.
No encontro, enfatizou-se a entrega dos empreendimentos do RMB, Centena, Granioter e Laboratório de Fusão Nuclear à sociedade brasileira, os quais estão sob responsabilidade da CNEN.
Também integram os objetivos estratégicos aperfeiçoar a governança e a gestão corporativa; intensificar as relações institucionais; recompor e desenvolver recursos humanos; modernizar a infraestrutura; e aperfeiçoar a execução orçamentária e financeira.