Notícias

Técnicas nucleares no combate à criminalidade

CNEN publica o Guia para Atendimento de Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica no Uso de Vans de Inspeção por Retroespalhamento

Publicado em 05/05/2021 16h06 Atualizado em 05/05/2021 16h08

   Vans de inspeção por retroespalhamento são uma moderna e potente arma de combate a organizações criminosas. Em especial, a tecnologia é uma importante aliada para detecção de tráfico de drogas, armas, explosivos e demais delitos ligados ao transporte e comercialização de equipamentos e materiais proibidos. Para possibilitar a ampliação de seu uso na segurança pública brasileira, dentro dos rigorosos padrões de segurança e radioproteção previstos em normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a Coordenação-Geral de Instalações Médicas e Industriais (CGMI/CNEN) publicou o Guia para Atendimento de Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica no Uso de Van de Inspeção por Retroespalhamento.

   Uma das principais vantagens da utilização de vans de inspeção por retroespalhamento no combate a delitos associados a organizações criminosas consiste no fato de o sistema ser capaz de detectar objetos que muitas vezes não são efetivamente visualizados por outras tecnologias. Semelhante às imagens geradas por raios X do corpo humano, esta forma de inspeção permite visualizações do interior de diferentes tipos de estruturas, como containers, fundos falsos de veículos, entre outros tantos meios de tráfico e contrabando. Devidamente interpretadas por profissionais capacitados, estas imagens internas identificam substâncias e equipamentos ligados a organizações criminosas, como armas e drogas, de forma bastante mais precisa e eficaz do que as realizadas com outras tecnologias aplicadas para a mesma finalidade.

   Em razão de sua aplicação especialmente eficaz para ações de segurança pública, o uso destas vans foi considerado justificado exclusivamente para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar dos estados. Para auxiliar estas entidades no entendimento e atendimento às exigências de segurança e proteção radiológica, o guia publicado pela CGMI/CNEN apresenta, de forma objetiva e didática, os procedimentos a serem adotados e as informações básicas a serem prestadas no processo de controle regulatório deste tipo de equipamento. Para orientar as instalações licenciadas na área de segurança, que desejam realizar a distribuição ou a manutenção de vans de inspeção por retroespalhamento, a CNEN também publicou novas versões de outros documentos relevantes: Guia para o Licenciamento de Instalações Radiativas de Distribuição de Equipamentos da Área de Segurança e Guia para o Licenciamento da Prática de Manutenção de Equipamentos da Área de Segurança.

 

 

Acesse os novos guias:

 

Guia para Atendimento de Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica no Uso de Van de Inspeção por Retroespalhamento

Guia para o Licenciamento de Instalações Radiativas de Distribuição de Equipamentos da Área de Segurança

Guia para o Licenciamento da Prática de Manutenção de Equipamentos da Área de Segurança