Notícias
CNEN participa de curso internacional sobre proteção de sistemas computacionais em regimes de segurança nuclear
O servidor Luis Fernando Gomes Júnior, da área de Tecnologia da Informação da CNEN, participou de um treinamento internacional sobre Proteção de Sistemas Baseados em Computador em Regimes de Segurança Nuclear, de 17 a 28 de novembro de 2025, em Daejeon, Coreia do Sul. O curso foi sediado pela Academia Internacional de Não Proliferação e Segurança Nuclear (INSA) e pelo Instituto Coreano de Não Proliferação e Controle Nuclear (KINAC).
O curso integra a iniciativa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) voltada a ampliar a conscientização dos Estados-Membros sobre orientações, padrões internacionais e boas práticas voltadas ao fortalecimento da segurança computacional, como parte dos regimes de segurança nuclear. A AIEA oferece apoio nessa área, desenvolvendo documentos de orientação, promoção de cursos de capacitação e realização de reuniões de especialistas dedicadas à segurança cibernética em instalações nucleares.
As atividades da capacitação baseiam-se em publicações da Série de Segurança Nuclear da AIEA (IAEA Nuclear Security Series), sobre segurança da informação nuclear, segurança computacional em instalações nucleares e conteúdos em elaboração como um guia de implementação sobre segurança computacional e outra publicação sobre técnicas de segurança computacional. O treinamento aborda os principais conceitos e aplicações de segurança da informação e segurança computacional apresentados nos documentos da Agência.
Entre os temas trabalhados estão ameaças, avaliação de risco e controles de segurança. O curso também inclui demonstrações e exercícios práticos em sistemas computacionais representativos, abordando a aplicação de controles e técnicas de segurança para sistemas de controle industrial, com foco especial em plataformas semelhantes às utilizadas em instalações nucleares, voltadas tanto para segurança nuclear quanto para proteção física.
Luis Fernando avalia como extremamente positiva a participação, possibilitando contato com diversas realidades e uma intensa troca de informações que agrega muito valor às práticas institucionais. Ele acrescenta que o treinamento é considerado como referência da AIEA na área de segurança computacional, realizado, em anos alternados, na Coreia do Sul (KINAC/INSA, em Daejeon) e nos Estados Unidos (INL, em Idaho).