Notícias
CNEN participa da COP30 em Pavilhão da AIEA
A CNEN participou da 30ª Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, conhecida como COP30, em Belém, no dia 11 de novembro, em um evento organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre proteção ambiental e acesso à água limpa, que contou com o apoio da autarquia. O Atoms4Climate aconteceu no Pavilhão AIEA. O presidente da CNEN Francisco Rondinelli Júnior e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo, participaram de exposição no Museu Goeldi, em que foi exibida maquete da unidade móvel de tratamento de efluentes.
Juntamente com os dirigentes CNEN, Raul Ramirez, da área de cooperação regional da AIEA, esteve presente à exibição. Os participantes foram de públicos diversos e se mostraram interessados no potencial da ciência nuclear. A unidade móvel de irradiação é equipada com um acelerador de feixe de elétrons industrial e a maquete demonstra a aplicação. A poluição dos recursos de água doce tem aumentado em função do lançamento de esgoto sem tratamento adequado, efluentes industriais, resíduos da agricultura, fármacos, pesticidas e produtos de uso cotidiano. As mudanças climáticas intensificam esses riscos, cujos efeitos de longo prazo ainda são incertos.
A ciência e a tecnologia nucleares são importantes para o combate às mudanças climáticas, quanto à mitigação, adaptação e no monitoramento ambiental. As técnicas nucleares permitem também aprimorar a segurança alimentar, preservar recursos hídricos e monitorar os ecossistemas oceânicos, entre diversas outras aplicações.
As COPs são reuniões anuais realizadas pela ONU em que os países discutem medidas e mecanismos a serem adotados para combater as causas e os efeitos das mudanças climáticas em escala global.